Outra vez

Frases racistas são pichadas no diretório do Direito da UFSM

Gabriela Perufo

A sala do Diretório Livre do Direito (DLD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi alvo de uma pichação de cunho racista. Na parede da sala, que fica no prédio da antiga reitoria (na Rua Floriano Peixoto, no Centro) uma frase agride diretamente alunos do curso. 

"Fulano e fulana*, o lugar de vocês é no tronco, fora negros, negrada fora", diz a inscrição.

Alunos encontram desenhos nazistas dentro de sala da UFSM

 Acredita-se que a frase tenha sido pichada entre a tarde e a noite da última quinta-feira. O episódio foi registrado na Polícia Federal (PF) que já enviou uma equipe para apurações no local e para tentar identificar o responsável pelo ato, que deve virar um inquérito policial. Esta é a segunda vez, em menos de um mês, que uma parede da mesma sala recebe expressões de teor intolerante. 

 Sociedade Israelita se manifesta sobre episódio de desenho de suástica em sala da UFSM

No dia 17 de agosto, uma suástica foi desenhada em uma das paredes e também é alvo de inquérito policial. Após investigação, a PF remeteu o inquérito ao Ministério Público Federal (MPF) que pediu que o caso fosse retomado. A investigação do episódio da suástica ainda está em andamento. De acordo com a assessoria de comunicação da PF, ainda é cedo para relacionar a autoria dos dois casos. 

No dia 17 de agosto, desenho de suástica foi desenhado na mesma sala Foto: Reprodução

  

Na página do Facebook, o gabinete do reitor Paulo Burmann publicou uma nota oficial sobre o caso:

"Lamentavelmente, registramos um novo episódio  na sala do DLD do curso de Direito, com a escrita violenta que ataca dois estudantes negros.

Mais uma vez, expressamos publicamente nosso compromisso com uma educação transformadora, que seja capaz de​ conduzir e fomentar o respeito às diferenças étnicas, de gênero, de orientação sexual, de classe e geracionais. Repudiamos qualquer manifestação que incite o ódio e a violência contra um indivíduo ou grupo social, desrespeitando os direitos humanos universais, a exemplo do racismo.

A UFSM se solidariza com os estudantes agredidos e compromete-se a acompanhar firmemente o trabalho das autoridades federais no sentido da apuração das responsabilidades.

Conclamamos a cultura de paz e da tolerância.​"

*Os nomes dos alunos foram preservados para que eles não passem por mais constrangimentos


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Unidades de saúde funcionam neste sábado para multivacinação 

Próximo

Santa Maria não terá chuva forte no fim de semana

Geral