amenizar o calorão

FOTOS+VÍDEO: 1,4 mil pessoas recebem água de caminhão-pipa em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Na tarde desta terça-feira, quando os termômetros de Santa Maria chegaram a marcar 34,7ºC, um caminhão-pipa da Defesa Civil percorreu o Distrito do Passo do Verde para distribuir água potável a famílias sem acesso à canalização em casa. Também são atendidas famílias dos distritos de Santa Flora, São Valentim, Boca do Monte e Palma.


De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, em torno de 1,4 mil pessoas recebem água do caminhão. A distribuição ocorre, pelo menos, uma vez por semana em caixas d'água comunitárias. 

- Além disso, estamos estudando também a possibilidade de abertura de mais poços artesianos em localidades que não são atendidas pela Corsan, e também a instalação de mais caixas d'água - afirma.

VÍDEO: o que muda no projeto de duplicação da RSC-287

Como as caixas d'água são comunitárias, os moradores pedem que não sejam retirados mais de 20 litros por dia por cada família

- No final de semana às vezes falta, mas geralmente é tranquilo. A situação não é das melhores, mas já estamos acostumados. Essa água é usada só para consumo e para cozinhar - conta o vice-presidente da Associação Vila Verde, Antônio Carlos Peranconi.

O aposentado Antônio Gilberto Santos relata que os moradores costumam acumular água das calhas das casas após a chuva para tomar banho, lavar roupa e limpar a casa. Na hora de amenizar o calorão, o Rio Vacacaí é uma alternativa, mas ele também está sendo afetado pela estiagem. 

- A gente toma muito banho no rio. Mas, como o rio está baixo, fica complicado. Não é fácil, mas agora que a prefeitura entrega água potável, melhorou - diz Santos.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trânsito é restringido próximo Parque Tecnológico devido a incêndio em ponte

Próximo

Grupo Vivências LGBTQIA+ retoma as atividades dia 18 de março

Geral