calorão

FOTOS + VÍDEO: Santa Maria registra máxima de 38°C. Mas sensação era maior

18.304

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Adultos e crianças dividiram as piscinas para se refrescarem 

A previsão do tempo acertou: calor extremo no final de semana em todo o Estado. Em Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul, não foi diferente. Às 14h o termômetro marcava 38°C, mas a sensação térmica era de 44°C, conforme o meteorologista Gustavo Verardo. Daí a solução é buscar alternativas para fugir do calorão e se proteger do sol forte. Vale tudo, banho de piscina, mangueira, balde, passear pelos balneários e clubes. 

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, muita gente se organizou e foi curtir o dia de folga com a família e amigos no clube Socepe (Sociedade Concórdia Caça e Pesca), em Itaara, a cerca de 15 km de Santa Maria. O estacionamento estava lotado de carros e a área verde recebeu guarda sol, cadeiras e tapetes. 

Equipe do Diário foi conferir de perto o que as pessoas estavam fazendo no clube: 

  

Sentada na sombra, estava a aposentada Tereza Wolker Pinto, 85 anos. Ela criou coragem de sair de casa para almoçar com a família no clube e aproveitar a tarde de calor intenso ao ar livre.

_ Estamos fugindo do calor. Em casa temos que ficar com o ar condicionado ou o ventilador ligados. O clube oferece muita coisa, então eu, meu filho, nora e neta viemos aproveitar ao ar livre. Estou na sombra e já é melhor do que ficar em casa gastando luz, aqui a gente vê pessoas, conversar se refresca. Não trouxe meu maiô, mas acho que vou entrar na água igual, está muito calor _ contou Tereza. 

Além do lago, pedalinho, pracinhas e das piscinas, o tobogã era outra atração no local. Crianças e adultos encaram a altura e escorregavam alegres. 

_ Eu  fui pela primeira vez e gostei bastante_ disse Julia Fleig, 6 anos.

A mãe da pequena, Giovana Fleig, servidora pública comenta que mesmo tendo piscina em casa, a família gosta de curtir os dias de folga ao ar livre ao lado dos parentes e amigos. 

_ Aqui é mais tranquilo, ficamos pertinho da natureza. Eu e meu marido frequentamos aqui desde criança, então, relembramos a nossa infância também. A água está ótima, encontramos os amigos, tomamos banho de sol, almoçamos aqui e assim driblamos o calor _ declara Giovana. 

Murilo Marshall, 7 anos, aproveitou o domingo ao lado dos pais dentro da piscina. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O calor, dos últimos dias, não deve dar trégua nessa semana aos santa-marienses. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, as elevadas temperaturas se dão em decorrência da atuação de uma massar de ar quente úmida que tem ocasionado dias escaldantes.

Os termômetros, pelo menos, até o fim de 2019 seguirão beirando os 40ºC, alerta. Apesar do calorão, não estão descartadas pancadas de chuva isoladas. O que não é garantia alguma de dias mais amenos, destaca o meteorologista.

_ O Rio Grande do Sul, como um todo, está sofrendo a atuação de uma massa de ar quente úmida que tem contribuído para a elevação das temperaturas. Sendo que a maior máxima do Estado foi em São Gabriel, na última sexta-feira, quando os termômetros marcaram 41,2ºC.

Calor extremo continua, mas há chance de pancadas de chuva na semana

Verardo explica que, para os próximos dias, uma nova área de instabilidade deve se aproximar do Estado e com atuação na Região Central. Segundo ele, a chegada de uma frente fria deve provocar chuvas isoladas.

Em função disso, "o sol deve aparecer entre alguma nebulosidade". Ainda assim, o pico do calor deve permanecer até quarta-feira.

TEMPERATURAS:

Segunda-feira

  • Mínima - 25ºC
  • Máxima - 38ºC

Terça-feira

  • Mínima - 24ºC
  • Máxima - 38ºC

Quarta-feira

  • Mínima - 24ºC
  • Máxima - 34ºC

Quinta-feira

  • Mínima - 19ºC
  • Máxima - 30ºC

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Servidores estaduais recebem parcela da folha de novembro Anterior

Servidores estaduais recebem parcela da folha de novembro

Próximo

Calor extremo continua, mas há chance de pancadas de chuva na semana

Geral