calorão

FOTOS: temperaturas altas marcam a última semana de 2017

Thays Ceretta


Fotos: Charles Guerra (Diário) / A enfermeira Maria Isabel Quadros, 24 anos, aproveito o sol desta quarta-feira para pegar um cor

O ano está se despedindo, mas quem deve continuar forte, pelos próximos dias, é o calor. Nesta semana, as altas temperaturas voltaram com tudo, e esse é um dos assuntos que está chamando atenção de quem mora em Santa Maria. Independentemente da idade, aqui, se faz de tudo para fugir do mormaço, seja passeando nos shoppings, pelos balneários, tomando sorvete, água ou, ainda, frequentando os clubes da cidade.

Balneários ajudam a refrescar no calor, mas é preciso ter certos cuidados

Hoje, logo depois do almoço, o cenário na sede campestre do Clube Recreativo Dores começou a mudar e aos poucos os sócios começaram a ocupar os lugares que estavam vazios. Seja na sombra ou dentro da água, o que a maioria das pessoas procurava era um lugar refrescante. O aposentado Oscar Soares, 68 anos, aproveitou a tarde com a família, e o local em que ele mais ficou foi dentro d'água.

- Eu prefiro o verão e, por isso, sempre que posso, venho curtir com minha família. Essa cachoeira é maravilhosa. Eu me refresco e aproveito para fazer uma massagem nas costas - conta Oscar, animado. Já a esposa dele, Ilva Maria Fuganti Soares, 66, preferiu ler um livro na sombra, embaixo das árvores.

Por todos os lados a paisagem era o que mais encantava. O ar fresco das árvores e a boa companhia fez com que sete amigas do mesmo grupo de hidroginástica, fosse cedo para o clube, fazer caminhada, pique-nique e depois do almoço, curtir as piscinas.

- Aqui é o paraíso, a gente vê água por todos os lados, eu vou em todas as piscinas e ainda aproveitamos a sombra para ficar na rede, tomamos banho de sol e ainda colocamos o assunto em dia. Com todo esse calor está difícil ficar na rua ou dentro de casa, só com o ar-condicionado ligado - comenta a professora Elda Franciscatto de Paula 57 anos.

Para fugir do calor e aproveitar a quarta-feira, o professor Alanthiery Rodrigues, 38 anos, e a esposa, Aline Marque, 33, auxiliar-administrativa, levaram o filho Bruno Marque Rodrigues, 3, para se refrescar na piscina.

- Para quem mora em Santa Maria, não tem outra solução para fugir do calor. Viemos cedo porque está muito calor e para nosso filho aproveitar bastante. Ele gosta muito de ficar na piscina. Nos finais de semana, sempre chegamos aqui de manhã. Em casa, só é possível ficar com o ar-condicionado ligado - diz Rodrigues.

Como trabalha à noite, a enfermeira Maria Isabel Quadros, 24 anos comemora por poder ir ao clube durante o dia.

- Prefiro vir nos dias de semana porque tem menos gente, não troco o sol, a piscina e o jogo de tênis por ficar em casa, ainda mais com esse calor. Para amenizar o mormaço trago meu tereré, assim me refresco tomando uma bebida gelada - afirma Maria Isabel.

O que nove balneários da região oferecem aos veranistas

De acordo com o administrador geral do Clube Dores, Carlos Londero, o movimento das sedes depende das temperaturas, sendo que com a chegada do verão e principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a média diária é de 3 mil pessoas circulando pelo Dores Praia Park, a capacidade é para 4.500, e na sede central cerca de 2.400 associados frequentam o clube diariamente. 

- O dia de maior movimento na sede campestre é no domingo, podendo em dias de muito calor chegar a quantidade de 6 mil associados frequentando a nossa estrutura que possui 28 piscinas, no verão o número de ingressos vendidos para visitantes chega 500. O horário de maior frequencia é as 15h às 20h - ressalta Londero. 

Já no Avenida Tênis Clube (ATC) durante o verão, cerca de 150 sócios circulam pelas piscinas por dia. O maior movimento é aos finais de semana das 10h ao 12h e das 15h às 20h.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O calor deve continuar, pelo menos, até domingo. Hoje, a máxima registrada em Santa Maria foi de 33,4°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Amanhã, os termômetros devem registrar mínima de 22ºC e máxima de 31ºC. O último final de semana do ano promete ser quente e com chuva. De acordo com o meteorologista Rogério Rezende (Inmet), há duas possibilidades para o domingo, dia da virada. Uma delas indica fortes temporais na Região Central. Já outra prevê chuvas mais amenas. A previsão mais certeira será divulgada hoje.

Já o meteorologista Gustavo Verardo comenta que o calor e as altas temperaturas vão continuar até domingo. Os dias serão parecidos como os de hoje, continua quente, com sensação de abafamento. O final de 2017 será de temperaturas na casa dos 33°C e 35 °C.

- Não tem previsão de chuva para a hora da virada em Santa Maria, o que pode ocorrer são pancadas isoladas a partir da tarde do dia 1º e no dia 2 de janeiro em função de uma frente fria que vai se aproximar do Estado. Tem possibilidade de temporais na Região - comenda Verardo.

O destaque é que o calor vai se intensificar ainda mais nos dez primeiros dias de janeiro onde os termômetros registrarão temperaturas acima dos 35°C graus. Entre os dias 8 e 10 do próximo mês pode passar dos 40 °C.  

*Colaborou: Victoria Debortoli

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 60 vagas de empregos e estágios para quinta-feira Anterior

Mais de 60 vagas de empregos e estágios para quinta-feira

Balneários ajudam a refrescar no calor, mas é preciso ter certos cuidados Próximo

Balneários ajudam a refrescar no calor, mas é preciso ter certos cuidados

Geral