Fórum sobre Geoparque Raízes de Pedra reúne empresários de seis municípios da Região Central

Arianne Lima,Gilberto

Fórum sobre Geoparque Raízes de Pedra reúne empresários de seis municípios da Região Central
Foto: Gilberto Ferreira (Diário)

Com foco no Geoparque Raízes de Pedra, prefeitos e empresários de seis municípios da Região Central se reuniram em um evento na noite desta terça-feira (28). O 1º Fórum de Empresários Parceiros do Geoparque Raízes de Pedra ocorre na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em São Pedro do Sul.

Em entrevista à Rádio CDN 93,5 FM, a diretora do departamento de Cultura de São Pedro do Sul, Mariana Binato, falou sobre o propósito do encontro:

– Estamos organizando este primeiro fórum com os seis municípios, para que os empresários também entendam e sejam nossos parceiros neste processo de construção do território. Um geoparque é feito com e para pessoas, e é isso que estamos buscando aqui. Os empresários também terão uma grande oportunidade de crescer cada vez mais. É isso que os territórios dos geoparques possibilitam para todo mundo.

O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Fabiano Souza, também participou do fórum a convite da organização. Ele é membro do comitê de implantação do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que já tem o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

– Fabiano é um parceiro nosso desde o ano passado. Ele já vem conversando e ajudando a construir o nosso projeto – relata Mariana.

Durante o evento, um edital de parceiros do geoparque foi lançado. Além das prefeituras, o projeto do Geoparque Raízes de Pedra conta com o apoio do Instituto Federal Farroupilha (IFF), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Expectativa

A secretária de Turismo, Cultura e Desporto de Jaguari, Lisandra Vencato Sonza, afirma que a expectativa é a melhor para o 1º Fórum de Empresários Parceiros do Geoparque Raízes de Pedra. Para Lisandra, a troca de ideias e conhecimentos sobre a iniciativa promete ser um dos pontos altos do evento:

– A expectativa é grande, porque o pessoal está vindo para este primeiro encontro. Tivemos uma receptividade muito boa dos nossos empresários e isso é ótimo. Eu, particularmente, estou muito feliz. Tem um ônibus vindo para cá com empresários, secretários, muitas pessoas e obviamente, o nosso prefeito, para somar e participar desta troca de informações, ideias e conhecimentos sobre o que é o geoparque e o que ele pode proporcionar.

Sobre Geoparque Raízes de Pedra

Tendo como pilares a educação e sustentabilidade, o turismo e a geoconservação, o Geoparque Raízes de Pedra é composto pelos municípios de São Pedro do Sul, Mata, São Vicente do Sul, Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis. Em outubro do ano passado, São Pedro do Sul e Jaguari foram os primeiros municípios a receberem visitas técnicas da equipe do Geoparque.

A iniciativa buscou conhecer melhor os possíveis geossítios que integram o território deste geoparque. No final de janeiro de 2023, novas visitas ocorreram, desta vez, nos municípios de Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Mata.

Desde 2021, este geoparque desenvolve diversas atividades e trabalhos com foco na consolidação e, futuramente, o reconhecimento internacional da Unesco.

Afinal, o que é um geoparque?

De acordo com a Unesco, geoparques ‘são territórios reconhecidos como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica, combinando a conservação com o desenvolvimento sustentável, por meio do empoderamento das comunidades locais’.

Atualmente, três dos 10 geoparques mundiais reconhecidos pela organização são brasileiros. São eles: Araripe, no estado do Ceará; Seridó, no Rio Grande do Norte; e Caminhos dos Cânions do Sul, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além do Raízes de Pedra, outros dois geoparques aguardam pela certificação da Unesco na Região Central: Quarta Colônia e Caçapava do Sul. Os dois territórios já receberam a visita de avaliadores internacionais, no final do ano passado, e receberam avaliações positivas. Essa etapa é necessária para se obter o selo.

Geoparques reconhecidos pela Unesco devem incentivar o desenvolvimento regional, projetam prefeitos

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem sinal verde em reunião da Unesco

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O almoço de Valdeci Oliveira com José Farret e a possível dobradinha nas eleições de 2024 Anterior

O almoço de Valdeci Oliveira com José Farret e a possível dobradinha nas eleições de 2024

Adolescente santa-mariense é apreendido com mais de R$ 50 mil em ‘supermaconha’ em Rosário do Sul Próximo

Adolescente santa-mariense é apreendido com mais de R$ 50 mil em ‘supermaconha’ em Rosário do Sul

Geral