A comunidade formigueirense ganhou, no mês de agosto, uma nova e importante via detráfego a partir do asfaltamento da Avenida Gustavo Kath, com investimento de cerca de R$2,1 milhões. A obra, que iniciou em setembro de 2020, abrange um trecho deaproximadamente 250 metros em cada lado da via. Os problemas do local foram solucionadosapós o trabalho que compreendeu a limpeza e terraplanagem do solo, a sub-base, geralmentecomposta de pedras, a colocação da mistura asfáltica, obedecendo os padrões técnicos enormas, e a sinalização com pintura, placas e tachões.
Municipío completa seus 59 anos
Quando se fala em desenvolvimento econômico, um dos últimos marcos da cidade foi ainauguração do Guasso Supermercado – Rede Super. O empreendimento, localizado naAvenida João Izidro, criou pelo menos 20 novos postos de trabalho na cidade.São muitos os aspectos em que Formigueiro expande economicamente. A pecuária local éresponsável por produzir os melhores cortes e exemplares de diferentes raças. A força docampo também é evidente culturas tradicionais como a do arroz, da soja, do milho e atividadeleiteira. A produção de oliveira também tem ganhado destaque no município, assim comotomate e morango.
Supermercados Guasso inaugura na cidade
TRADIÇÃOQuem é de Formigueiro sabe que o mês farroupilha não passa em branco nas comemoraçõesàs tradições gaúchas. Uma das mais importantes realizações é a Cavalgada Abraço na TerraFofa, que teve esse ano chegou a sua XXIII edição com o tema ‘’A força e a bravura da mulhergaúcha”. Este ano, foi criado o prêmio para o cavaleiro/cavaleira mais jovem da cavalgada,sendo entregue para Maila Oliveira que, com apenas três meses, fez todo o trajeto dacavalgada. Outro marco deste ano será a realização da primeira Cavalgada Infantil, que será napróxima quarta-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças.
As cavalgadas fazem parte da história de Formigueiro
ESPORTES E LAZERA prática de diferentes modalidades esportivas tem um local amplo, moderno e bem cuidadopara uso da comunidade de Formigueiro. É o Complexo Esportivo Irineo Foletto, inauguradoem maio deste ano e que engloba o Ginásio Municipal José Luiz Dellinghausen (seu Zéca) e oEstádio Municipal Getúlio Silveira, que chama a atenção pelo seu excelente gramado. Para otrabalho de revitalização, foram investidos mais de R$ 600 mil.
Complexo Esportivo Irineo Foletto
Outro ponto de encontro e que garante lazer e convivência aos moradores da cidade é a PraçaVovó Alice, a Pracinha como é chamada. É um lugar que é a cara de Formigueiro. Calmo,bonito e com um bom clima, o lugar normalmente lota aos domingos, onde pessoas de todasas idades se reúnem para conversar, tomar mate, um tererê, beber uma cerveja, e escutaruma música. Alguns preferem usar o lugar para a prática de exercícios como caminhada oucorrida ao redor. Muitos casais tiveram seu primeiro encontro na pracinha. E, na frente dela,existe uma carreta com o nome da cidade, levando seu lema ”Formigueiro das carretas!”
O SURGIMENTO DO NOMEO nome da cidade surgiu quando um engenheiro que passava pela região, ao avistar um pontoque servia como parada de carreteiros que viajam pelo Estado, ao ver grande quantidadedaqueles veículos de tração animal juntos, exclamou: “Isto aqui é um Formigueiro!” Anomenclatura logo passou a identificar o povoado que, mais tarde, no ano de 1963, foiemancipado.
Cidade de Formigueiro
HISTÓRIAUma estância de índios catequizados pelos jesuítas, a fazenda de São João, existente em 1750,foi o primeiro estabelecimento do território do atual município de Formigueiro. A população jáera numerosa e o território, em virtude do desenvolvimento da então Província do Rio Grandede São Pedro e da consequente criação de novos municípios, foi subordinado, inicialmente aRio Pardo, passando posteriormente a fazer parte do município de Caçapava do Sul efinalmente São Sepé.