Força-tarefa realiza primeira patrulha educativa para orientar sobre a lei do sossego público

Redação do Diário

Força-tarefa realiza primeira patrulha educativa para orientar sobre a lei do sossego público

Arieli Ziegler

Foto: Ariéli Ziegler (prefeitura de Santa Maria)

Na noite de sexta-feira (17), foi realizada a primeira força-tarefa educativa a respeito da Lei Complementar 159/2022, que proíbe o consumo de bebida alcoólica em via pública entre a meia-noite e às 7h em Santa Maria. Como a lei entra em vigor em junho, neste momento, as atividades têm caráter pedagógico.

Foram visitados estabelecimentos comerciais, como distribuidoras de bebidas e bares, dos bairros Centro, Camobi, Nossa Senhora do Rosário, Divina Providência, Tancredo Neves, entre outros. As atividades da patrulha ocorreram das 22h de sexta-feira às 3h da madrugada deste sábado (18). Todas as intervenções nos locais foram acompanhadas da Brigada Militar e da Guarda Municipal. As equipes distribuíram materiais informativos para alertar os proprietários sobre a nova lei.

Conforme a superintendente de Fiscalização da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, Andreia Santos, as ações ocorreram dentro do planejado, sem resistência por parte dos proprietários dos estabelecimentos. Ela alerta que os locais deverão passar a exibir a advertência do horário permitido para consumo, conforme consta na lei. Mais atividades educativas estão previstas para os dias de Carnaval.

A partir do momento em que a lei estiver em vigor, em junho, serão aplicadas as penalidades previstas, como multas. Em primeira ocorrência, a penalidade será o pagamento de 50 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), que corresponde a R$ 217. Já na segunda reincidência, a multa passa para 200 UFMs e na terceira para 1000 UFMs.

A lei é de autoria do vereador Getúlio de Vargas e foi sancionada pelo, então, prefeito em exercício Rodrigo Decimo em dezembro de 2022.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

39 escolas estaduais de Santa Maria vão receber verba para resolver problemas estruturais Anterior

39 escolas estaduais de Santa Maria vão receber verba para resolver problemas estruturais

Tendência: os looks do Baile da Vogue na coluna de Camila Cunha Próximo

Tendência: os looks do Baile da Vogue na coluna de Camila Cunha

Geral