Uma força-tarefa da Fiscalização Municipal Integrada, seguiu as ações de fiscalização na noite de sexta-feira (14) e na madrugada de sábado (15) a fim de garantir o cumprimento das normas vigentes durante a pandemia de coronavírus. Os agentes fizeram cerca de 20 vistorias, que resultaram em flagrantes de aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.
Os flagrantes de aglomerações pelas ruas foram as principais ocorrências registrados com grupos de três a até 80 pessoas reunidas. A Rua do Rosário foi foco de duas denúncias em horários distintos da noite de sexta e da madrugada de sábado. Na primeira, cerca de 30 pessoas, e na segunda, aproximadamente 80 pessoas, que se dispersaram ao perceber a chegada dos fiscais.
Os outros focos foram na Praça dos Bombeiros, na Praça do Rosário, em avenida do Bairro Tancredo Neves e em rua do Bairro Tomazetti. Em todos os locais, as pessoas estavam sem máscara de proteção facial e consumiam bebidas alcoólicas, o que é proibido. Com a chegada da força-tarefa, as pessoas se dispersaram.
Bares voltam a ter música ao vivo a partir deste domingo
A força-tarefa é composta pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana (Seru) e pela Vigilância em Saúde com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC). As equipes vão seguir o trabalho intensificado de fiscalização na noite de sábado e ao longo do domingo (16).
O executivo pede a colaboração de todos neste momento delicado da pandemia. Caso algum cidadão testemunhe ações que não estejam de acordo com as normativas, é possível denunciar.
As denúncias podem ser feitas pelo número 153, ou por whatsapp pelos números (55) 99271-8122, (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452.
170 VISTORIAS EM 7 DIAS
A força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada realizou 172 vistorias de 7 a 13 de maio. Por descumprimento do Decreto Estadual, foram emitidos três autos de infração e outras 15 notificações junto a pessoas físicas e jurídicas. No mesmo período, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu 157 denúncias de casos de aglomerações de pessoas e 206 denúncias de outros tipos.
Os autos de infração foram emitidos para uma distribuidora de bebidas, por estar funcionando após o horário permitido; para uma quadra de esportes que realizava atividade esportiva, prática vedada pelo Decreto Estadual; e para um bar que estava com cerca de oito pessoas em pé dentro do estabelecimento e sem máscaras, pois, no momento da fiscalização, não estavam ingerindo alimentos ou bebidas.
Lançada oficialmente a Campanha do Agasalho de Santa Maria
De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, os servidores mantêm as ações diárias de rondas em toda a cidade, além de apoiar na orientação e na fiscalização, contribuindo com o trabalho de vistoria em estabelecimentos comerciais somando-se ao efetivo da força-tarefa.
– Contudo, ainda estamos dando suporte aos profissionais da saúde na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, como nas Operações Balada Segura, que foram retomadas no mês de maio. Recebemos muitas denúncias de irregularidades, principalmente de aglomerações de pessoas e festas clandestinas. Continuaremos trabalhando em prol da segurança e do bem-estar da população – , diz Cordeiro.
Ações da Fiscalização Municipal Integrada
Entre 7 e 13 de maio
Denúncias recebidas – 206
Denúncias recebidas de casos de aglomeração de pessoas – 157
Vistorias realizadas – 172
Notificações emitidas – 18
Alvos das vistorias
Atividades esportivas – 4
Bar – 17
Cemitério – 2
Comércio em geral – 7
Comércio informal – 18Conveniência – 9
Distribuidoras de bebidas – 16
Estabelecimento de ensino – 15
Farmácia – 4
Lancheria – 12
Lanches rápidos – 2
Outros – 47
Padaria – 1
Posto de combustível – 1Restaurante – 9
Salão de beleza – 1
Supermercado – 5
Templo religioso – 2
Notificações emitidas
Atividade esportiva – 1 (auto de infração, por realização de prática de atividade esportiva coletiva)
Bar – 1 (será fechado o estabelecimento por exercer atividades sem a devida e necessária licença)
Bar – 1 (execução de música ao vivo)
Bar – 1 (auto de infração, cerca de oito pessoas em pé dentro do estabelecimento e sem usar máscaras, pois, no momento da fiscalização, não estavam ingerido alimentos ou bebidas)
Distribuidora de bebidas – 2 (notificação e auto de infração, por estar funcionando após o horário permitido)
Estabelecimento de ensino – 3 (providenciar que professores façam uso de EPIs, manter distanciamento entre os alunos e realizar marcação nas salas de aula)
Outros – 8 (consumo de bebida alcoólica em via pública)
Outros – 1 (execução de música ao vivo)
*Com informações Prefeitura de Santa Maria