Na manhã desta terça-feira, autoridades de Santa Maria, representantes do Exército, da Base Aérea, dos escoteiros e de CTGs se reuniram na Praça Saldanha Marinho, para a cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Santa Maria.
A cerimônia começou por das 10h com a apresentação das autoridades presentes. Em seguida, a Banda da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) executou o Hino Nacional Brasileiro. O Fogo Simbólico foi levado até a pira, no Espaço Cívico Doutor Ulysses Guimarães, que fica na praça, e passado ao prefeito Cézar Schirmer. O chefe do executivo e o General Comandante da 3ª DE, José Carlos Cardoso acenderam a chama.
O coronel Almeida Rosa, assessor de imprensa da 3ª DE, explicou que, por conta dos protestos dos servidores estaduais, não houve liberação para que a chama saísse do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da BM.
Nós já estávamos prevendo que isso pudesse acontecer. Por conta disso, uma centelha do fogo foi deixada no Comando da 6ª Brigada comentou o coronel.
Durante a cerimônia, que durou cerca de meia-hora, os subprefeitos dos distritos de Santa Maria receberam uma centelha simbólica do fogo para levar ao seu distrito. Na sequência, o Hino da Independência foi executado pela banda da 3ª DE.
Ao final, foram declaradas abertas as comemorações da Semana da Pátria e o prefeito de Santa Maria fez um breve pronunciamento em alusão ao mês da crise no Estado.
As comemorações servem como um instrumento para não perder a esperança no Rio Grande do Sul e no Brasil disse Schirmer.
"