adoção responsável

Feira de adoção de animais promove encontro entre pets e futuros tutores

Taísa Medeiros

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Cerca de 40 animais, resgatados do abandono ou maus-tratos, estiveram em busca de uma família na feira de adoção de animais ocorrida na Praça do Mallet, no Bairro Passo d'Areia. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o site Conexões Pet, reuniu público de todas as idades na tarde do domingo.

Todos os animais disponíveis para adoção foram previamente castrados e microchipados. Todos os novos tutores precisaram preencher uma ficha, informando seus dados e firmando o compromisso de cuidado com o novo amigo. Foi o que fez a estudante Mariana Biermann, 18.

- A gente perdeu a nossa cachorrinha faz uns meses, então já estamos com o coração cheio pra poder ter outra. O único meio pra mim é a adoção, é o meio mais justo. A gente descobriu a feira hoje, cheguei aqui e já me apaixonei por ela - diz a estudante enquanto abraça a nova cachorrinha, ainda sem nome.

Brique da Vila Belga retoma atividades após quase dois anos

A Ravena também foi muito desejada pela estudante Amanda Rodrigues Teixeira, 16.

- Eu tô há anos querendo adotar um cachorrinho, mas só pude agora. Aproveitei e vim. Fico feliz de poder dar um lar para ela, vai ser muito bem cuidada.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Mariana perdeu sua cachorrinha há alguns meses, mas se sentiu pronta para adotar uma nova companheira na feira.

Para aqueles tutores de primeira viagem, a Associação dos Amigos Protetores de Animais de Santa Maria, a Aapasm, estava dando orientações e dicas para que mais histórias tivessem finais felizes.

- A primeira coisa a gente pede que a pessoa consulte o seu coração, seu bolso, seu tempo, sua família. O animalzinho requer espaço, atenção, cuidados veterinários, e vai precisar despender um certo dinheiro. Esses animais estão aqui para ter uma nova chance. Estamos entregando o manual da guarda responsável, e conversamos muito com as pessoas.Precisa ser uma decisão pensada - explica Marce Elena Siqueira, presidente da Associação.

É o que também conscientiza o site Conexões Pet, um dos organizadores da feira.

- O intuito é que as pessoas vejam os animaizinhos para adoção com outros olhos, e que façam a adoção de maneira responsável - conta Caroline Porto, integrante da equipe.

Sem medo de aprender, adultos realizam sonhos de infância

Ela destaca que, mesmo quem não conseguiu ir até a feira, consegue adotar os animaizinhos por meio do site e dos projetos parceiros.

- É interessante ir atrás, acompanhar nas redes sociais, ver os animais que tem pra adoção, e não esperar só pela feira. A feira é um lugar muito oportuno, sim. Mas diariamente tem muitos bichinhos precisando de um lar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Brique da Vila Belga retoma atividades após quase dois anos

Próximo

VÍDEO: ao lado de clientes, proprietários do Encrespando SG celebram conquista de prêmio

Geral