desabastecimento

Falta d'água afeta moradores da Região Norte de Santa Maria

da redação

Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)

As falhas no abastecimento de água em Santa Maria têm causado transtornos em diferentes regiões da cidade. Desde a semana passada, o Diário recebe relatos de moradores sobre a dificuldade em contatar a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para comunicar o desabastecimento. Assim como já relatado a respeito dos problemas causados a moradores da Região Sul, há quem também sofra com a falta d'água do outro lado da cidade, na Região Norte.

A partir desta quinta-feira, veículos não passam pela Rua Sete de Setembro

O eletrotécnico Albeneir Lopes, 32 anos, é morador do Bairro Salgado Filho e conta que as falhas no abastecimento ocorrem, diariamente, há cerca de duas semanas. Nesta manhã, ele informou que os moradores do local já estavam há mais de 20 horas sem água. 

- Diariamente ocorre falta.de água das 17h às 23h. Quando retorna, vem com muita sujeira e fica com muito ar. Certamente registra como consumo quando passa o ar no hidrômetro. Dentre os transtornos estão a dificuldade em manter as rotinas diárias, como lavar roupas, limpar a casa, lavar louça, higiene pessoal e limpeza da louça. Como a água retorna suja, isso pode prejudicar a saúde das pessoas. Lá em casa até já entupiu a boia da caixa por causa da sujeira da água da rua. Temos uma bebê de 4 meses de idade e realmente está bem complicada a situação - explicou o morador. 

Ainda na noite de quarta-feira, uma outra moradora do Bairro Salgado Filho relatou o mesmo problema. Segundo ela, vários telefonemas para a Corsan já haviam sido feitos, mas, até o momento, a situação não havia sido normalizada. A moradora relatou que a quarta-feira já era o oitavo dia sem água na residência, que fica na Rua Paulo Birriel. 

- Vários moradores ligaram, e a única coisa que informam é que não tem nenhum registro de falta de água e que não há previsão de retorno. É possível viver sem algo essencial para a sobrevivência? - questionou a vendedora Juliana de Campos Xavier, 20 anos. 

O Diário tentou contato com a Corsan, mas as ligações não foram atendidas. Na Central de Serviços disponível no site da compahia, há apenas o comunicado sobre manobras operacionais em bairros das regiões Sul, Leste e Nordeste da cidade. Conforme a informação, o objetivo das obras é evitar ou diminuir eventuais impactos no sistema de abastecimento de água, decorrentes de baixa reservação e alto consumo nos seguintes locais:

  • Núcleo Central, no Bairro Nova Santa Marta
  • Parque Pinheiro Machado
  • Residencial Monte Belo e Cohab Fernando Ferrari, no Bairro Camobi
  • Itararé
  • Passo das Tropas
  • Parque das Oliveiras
  • Dom Antônio Reis
  • Tomazetti
  • Lorenzi
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Arroio Grande 

A previsão é que a normalização do serviço ocorra até as 10h de sexta-feira.

COMO RECLAMAR
A única forma divulgada de contato com a Corsan é por meio do telefone 0800 646 6444.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

89 vagas de empregos e estágios para sexta-feira em Santa Maria Anterior

89 vagas de empregos e estágios para sexta-feira em Santa Maria

Menos de 24h após postagem nas redes sociais, Lar das Vovozinhas recebe mais de 65 ventiladores da comunidade Próximo

Menos de 24h após postagem nas redes sociais, Lar das Vovozinhas recebe mais de 65 ventiladores da comunidade

Geral