Fala de empresário sobre doação de sangue gera manifestações e notas de repúdio

Pedro Pavan

Fala de empresário sobre doação de sangue gera manifestações e notas de repúdio
Gustavo Jobim em vídeo polêmico que viralizou e no vídeo de retratação. Fotos: Reprodução

Uma fala do empresário Gustavo Jobim, de Santa Maria, em uma live durante reunião com funcionários da Construtora Jobim tem gerado manifestações local, estadual e nacional. Na ocasião, na manhã de segunda-feira (27), ao convocar a equipe para doar sangue, Jobim, em determinado momento, disse: “tatuado, aidético, puto, essas coisas não podem doar sangue”. Imediatamente, o vídeo começou a circular nas redes sociais e desencadeou notas de repúdio de políticos e entidades, como o Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV/aids de Santa Maria/RS:

“O Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV/aids de Santa Maria/RS vem a público repudiar e elucidar em nota a declaração emitida em vídeo elaborado e divulgado nas mídias sociais da Construtora Jobim, na manhã desta segunda-feira, dia 27/02/2023, especialmente quanto aos termos utilizados para referir-se às pessoas que vivem com HIV. Na ocasião, foi destacado que “[…] os grupos que não podem doar sangue são: tatuados, “aidéticos”, “putos”, essas coisas […], não podem doar sangue […]”.

No mesmo dia, em outra live no Facebook, o empresário reconheceu o erro e pediu desculpas:

“Hoje de manhã fiz uma live e gostaria de me retratar. Fiz um comentário indevido. E dizer que, entrando em contato com o Hemocentro, existem pessoas que podem doar sangue e pessoas que não podem doar sangue. Eu, há um tempo atrás, há 10 anos atrás, em uma campanha feita pela Denise, junto com o Hemocentro, eu fui doar sangue e fui perguntado se eu era homessexual. Eu disse que não, tudo bem. Então, por isso que falei o que falei na live. Peço desculpas. A minha intenção, a nossa intenção na Contrutora Jobim é que doem sangue, que gere vida. Então convido a todos que podem doar sangue, dia 2 de maio, a Construtora Jobim vai doar sangue e convidamos a comunidade toda que queira doar sangue em favor da vida”.

Sobre a manifestação do empresário, o Fórum Municipal considerou: “Compreendemos sua desatualização, mas reafirmamos nosso repúdio, pois ele se caracteriza como uma pessoa pública, geradora de opinião e informação e que, ao nosso ver, deveria ter obtido informações atualizadas, previamente com o Hemocentro de Santa Maria para depois repassar aos seus funcionários”.

Conforme as regras, apenas pessoas com HIV/Aids se enquadram no grupo de não doadores. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue. Também podem ser doadoras pessoas LGBTQIA+, medida adotada desde 2020 no país por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas

O procedimento para doar sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, visto que nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Além de ser um gesto solidário que ajuda a salvar vidas até quatro vidas com uma doação, o país oferece benefícios para doadores regulares, cadastrados em hemocentros, como forma de incentivo. Um deles é o benefício da meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais. Então, se você pensa em doar sangue, fique atento para as condições de quem pode ou não doar.

Quem pode doar sangue?

De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Para doar, é preciso apresentar documento oficial com foto, já os menores de 18 anos só podem realizar a doação com consentimento formal dos responsáveis. A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.

Requisitos para doar

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

Pesar no mínimo 50 kg.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Quem não pode doar sangue?

Para quem tem interesse em doar sangue é importante saber os impedimentos temporários e os definitivos. Entre os temporários estão: febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, gravidez e o período pós-parto. Além desses, outros fatores como extração dentária, apendicite, vacinação, tatuagem, piercing também impedem temporariamente a doação. Cada situação tem um tempo recomendado. Já entre os impedimentos definitivos estão as doenças transmitidas pelo sangue como algumas hepatites específicas, o vírus HIV, e outras situações.

Impedimentos temporários

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

Período gestacional;

Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

Amamentação: até 12 meses após o parto;

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

Extração dentária: 72 horas;

Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;

Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;

Transfusão de sangue: 1 ano;

Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;

Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Impedimentos definitivos

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas; 

Uso de drogas ilícitas injetáveis;

Malária

Onde doar sangue em Santa Maria?

Hemocentro de Santa Maria

Onde – Alameda Santiago do Chile, 1-59 – Nossa Sra. das Dores

Horário de funcionamento – de segunda a sexta das 8h às 14h e sempre no 3° sábado do mês das 8h às 12h (para doação de sangue)

Quando – Agende pelo site

Contato – (55) 3221-5262

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

É divulgado o resultado preliminar do edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio Anterior

É divulgado o resultado preliminar do edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio

Equipes dos geoparques da Região Central visitam Geoparque Cânions do Sul Próximo

Equipes dos geoparques da Região Central visitam Geoparque Cânions do Sul

Geral