Evento sobre o sistema prisional é realizado na UFSM com participação de réu da Kiss

Lenon de Paula,Mirella Joels

Evento sobre o sistema prisional é realizado na UFSM com participação de réu da Kiss
Com o objetivo de ampliar os debates sobre o sistema carcerário e promover aproximação de especialistas no assunto com a comunidade acadêmica, foi realizado na noite desta terça-feira (4) o evento “Painel Jurídico, o Sistema Prisional em Cena”.

O evento é promovido pelo acadêmico do 4º semestre do curso de Direito e apenado do regime fechado Micael Roan, 32 anos. Micael é ativista da causa penitenciária, cometeu um delito em 2010 e cumpre pena desde 2019. Atualmente, ele é estagiário na Defensoria Pública do Estado de Santa Maria.

– O objetivo é demonstrar e debater diferentes pontos de vista da realidade do sistema prisional brasileiro, e abrir o debate ao público para questionamentos quanto ao tema – afirma o organizador.

A mediação do evento ficou a cargo de Micael e da defensora pública Valéria Tabarelli Brondani, que atua há 20 anos no sistema prisional da Região Central.

Convidado para falar sobre a experiência no sistema carcerário masculino, o réu do Caso Kiss, Luciano Bonilha Leão, 46 anos, participou do evento. A participação dele foi questionada pela Associação dos Familiares e Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Conforme Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da AVTSM, a associação emitiu uma nota de posicionamento, mas ele reforça:

– A gente é contrário à participação dele (réu do Caso Kiss) e não contrário a temática, né? O debate supostamente proposto tem muitas incoerências. Nessa proposta, o evento está sendo responsabilidade completa desse estudante em específico… A coordenação diz que não tem envolvimento, assim como a direção e a administração central da UFSM também não têm envolvimento. O diretório acadêmico retirou o apoio e uma das convidadas, que tem um histórico e uma história muito fortes em relação a luta pelos Direitos Humanos no Sistema Prisional, condicionou a participação dela – enfatiza.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Direito noturno, Daniela Richter, o evento realmente não está vinculado ao departamento do curso:

– Na verdade, o curso e administração central não tem ligação com o evento. Não se trata de evento institucional e sim de um painel pensado por um acadêmico.

Conforme o proponente, Luciano foi convidado para tratar sobre a temática da vivência dele no sistema prisional, sem se ater a questões relacionadas a tragédia da boate de Santa Maria.

– Luciano nunca faltou com o respeito em relação aos familiares das vítimas e demais sobreviventes da Kiss. Também não tem intenção de fazer isso na UFSM, sequer irá falar sobre o desgastante e decepcionante processo ainda em andamento. Não há nenhum impedimento legal para que o Luciano fale sobre o sistema prisional, pelo contrário, o tema é urgente, é necessário – considera Micael.

Em sua fala durante o evento, Luciano comentou sobre sua experiência no sistema prisional. Ele contou que foi o único dos quatro réus a ser conduzido algemado, e que durante os primeiros 15 dias de prisão foi privado de qualquer informação relacionada a tragédia da Boate Kiss.

A acadêmica de psicologia Lidiane Ferreira dos Santos participou com um relato de campo a partir de uma observação feita numa visita em uma casa prisional, coletando informações e situações que as visitantes passam. Ela falou sobre psicologia jurídica e contou sobre os procedimentos de preparação para visitas de familiares de apenados na Penitenciária Estadual de Santa Maria. Conforme o relato da acadêmica, a maior parte dos visitantes são mulheres, mães, irmãs e companheiras de detentos.

A iniciativa ocorreu no Salão do Júri do Curso de Direito, prédio 74B, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), da Universidade Federal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação de combate a roubo e comércio ilegal de celulares apreende equipamentos em lojas e reciclagens de Santa Maria Anterior

Operação de combate a roubo e comércio ilegal de celulares apreende equipamentos em lojas e reciclagens de Santa Maria

Fumacê contra o mosquito da dengue foi realizado no Bairro JK nesta terça-feira Próximo

Fumacê contra o mosquito da dengue foi realizado no Bairro JK nesta terça-feira

Geral