Três frentes culturais de Santa Maria se unem para levar a magia do Natal à Praça Saldanha Marinho na noite desta quinta-feira (1º). O espetáculo Um Encanto de Natal ocorre às 20h e abre a programação do “Viva o Natal” na cidade.
O público poderá conferir, com entrada franca, as performances da Cia. Sorriso com Arte, da Cia. Armazém e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM). Em um cenário vibrante, o espetáculo contará com trilhas sonoras temáticas e figurinos vistosos para mostrar um universo de duendes e “mamães noelas” que resgatam a esperança e a simbologia do Natal. Muita dança e acrobacias aéreas, personagens irreverentes, contorcionismo e outras técnicas circenses serão apresentadas e vão surpreender o público.
O espetáculo Um Encanto de Natal, da Cia. Sorriso com Arte, está sendo apresentado em 22 cidades nesse fim de ano. Para a apresentação em Santa Maria, a companhia conta com a participação da Cia. Armazém e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Conforme a coreógrafa, bailarina e coordenadora da Cia. Sorriso com Arte, Karine Pissutti, a apresentação contará com artistas internacionais.
– Tem venezuelanos, cubanos e chilenos, que fazem números de equilíbrio no rola-rola, manipulação de cubos, entre outros.
Os figurinos são um show a parte, assinados pelo Ateliê Casa do Bispo, de Gramado, e por Bruno Oliveira, figurinista renomado de são Paulo, que trabalha diretamente com a atriz Cláudia Raia.
O espetáculo é cheio de números circenses, malabares, contorcionismo, equilibrismo e dura cerca de uma hora.
União cultural
Conforme Patrícia Garcia, coordenadora da Cia Armazém, a apresentação já vem sendo construída há quatro meses e Um Encanto de Natal terá muito da Armazém, como o personagem clássico, Vô Venâncio, e o palhaço Katupiry.
– Embora a Karine estivesse fora do Estado, tivemos muitas reuniões, discutindo roteiros, dividindo os trabalhos, e nos encontramos nesta semana para os ensaios presenciais. Teremos muitos bailarinos e músicos que nos acompanham há anos.
Patrícia conta que a proposta do espetáculo é bastante inovadora, já que foi construída para que o espetáculo abranja o maior número possível de artistas da cidade.
– A Karine gentilmente aceitou que fizéssemos parte da história, ela abriu o roteiro para nos encaixarmos. Então, não são espetáculos separados, é um grande espetáculo das três frentes culturais de Santa Maria – finaliza Patrícia Garcia.
Trilha orquestrada
O Maestro da OSSM, Tita Sartor, conta que foram selecionados diferentes compositores para compor a trilha sonora.
– Será bem animado e divertido, para entreter desde a criança até os mais velhos. A orquestra faz a abertura do espetáculo e seguem-se os números. Os arranjos foram realizados pelo Lucas Formollo. Será uma orquestra de câmara, com cordas, violinos, viola violoncelo e contrabaixo, além de trompete e percussão. Teremos a participação da Daiane Diniz, além de textos e participações especiais, parece até que um bom velhinho vai aparecer por lá – brinca.
Tita está animado com a colaboração e sinaliza interesse em realizar novas parcerias.
– A Cia. Sorriso com Arte é um grupo de renome nacional e nossa orquestra também está disposta a essa flexibilidade para realizar eventos originais.
O projeto Girando Arte é promovido pela DWR Produções Culturais, com patrocínio das Farmácias São João, e realização por meio da Lei de Incentivo à Cultura com apoio da prefeitura de Santa Maria e Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.
Agende-se
O quê – Espetáculo “Um Encanto de Natal”
Quando – Quinta (1º), às 20h
Onde – Na Praça Saldanha Marinhow
Quanto – De graça