Espetáculo dá início ao “Viva o Natal” na noite desta quinta-feira em Santa Maria

Bernardo Abbad

Espetáculo dá início ao “Viva o Natal” na noite desta quinta-feira em Santa Maria
Após um hiato longe do público de Santa Maria, Cia. Sorriso com Arta reencontra o público de Santa Maria. Foto: Divulgação

Três frentes culturais de Santa Maria se unem para levar a magia do Natal à Praça Saldanha Marinho na noite desta quinta-feira (1º). O espetáculo Um Encanto de Natal ocorre às 20h e abre a programação do “Viva o Natal” na cidade.

O público poderá conferir, com entrada franca, as performances da Cia. Sorriso com Arte, da Cia. Armazém e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM). Em um cenário vibrante, o espetáculo contará com trilhas sonoras temáticas e figurinos vistosos para mostrar um universo de duendes e “mamães noelas” que resgatam a esperança e a simbologia do Natal. Muita dança e acrobacias aéreas, personagens irreverentes, contorcionismo e outras técnicas circenses serão apresentadas e vão surpreender o público.

O espetáculo Um Encanto de Natal, da Cia. Sorriso com Arte, está sendo apresentado em 22 cidades nesse fim de ano. Para a apresentação em Santa Maria, a companhia conta com a participação da Cia. Armazém e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Conforme a coreógrafa, bailarina e coordenadora da Cia. Sorriso com Arte, Karine Pissutti, a apresentação contará com artistas internacionais.

– Tem venezuelanos, cubanos e chilenos, que fazem números de equilíbrio no rola-rola, manipulação de cubos, entre outros.

Os figurinos são um show a parte, assinados pelo Ateliê Casa do Bispo, de Gramado, e por Bruno Oliveira, figurinista renomado de são Paulo, que trabalha diretamente com a atriz Cláudia Raia.

O espetáculo é cheio de números circenses, malabares, contorcionismo, equilibrismo e dura cerca de uma hora.

União cultural

Conforme Patrícia Garcia, coordenadora da Cia Armazém, a apresentação já vem sendo construída há quatro meses e Um Encanto de Natal terá muito da Armazém, como o personagem clássico, Vô Venâncio, e o palhaço Katupiry.

– Embora a Karine estivesse fora do Estado, tivemos muitas reuniões, discutindo roteiros, dividindo os trabalhos, e nos encontramos nesta semana para os ensaios presenciais. Teremos muitos bailarinos e músicos que nos acompanham há anos.

Patrícia conta que a proposta do espetáculo é bastante inovadora, já que foi construída para que o espetáculo abranja o maior número possível de artistas da cidade.

– A Karine gentilmente aceitou que fizéssemos parte da história, ela abriu o roteiro para nos encaixarmos. Então, não são espetáculos separados, é um grande espetáculo das três frentes culturais de Santa Maria – finaliza Patrícia Garcia.

Trilha orquestrada

O Maestro da OSSM, Tita Sartor, conta que foram selecionados diferentes compositores para compor a trilha sonora.

– Será bem animado e divertido, para entreter desde a criança até os mais velhos. A orquestra faz a abertura do espetáculo e seguem-se os números. Os arranjos foram realizados pelo Lucas Formollo. Será uma orquestra de câmara, com cordas, violinos, viola violoncelo e contrabaixo, além de trompete e percussão. Teremos a participação da Daiane Diniz, além de textos e participações especiais, parece até que um bom velhinho vai aparecer por lá – brinca.

Tita está animado com a colaboração e sinaliza interesse em realizar novas parcerias.

– A Cia. Sorriso com Arte é um grupo de renome nacional e nossa orquestra também está disposta a essa flexibilidade para realizar eventos originais.

O projeto Girando Arte é promovido pela DWR Produções Culturais, com patrocínio das Farmácias São João, e realização por meio da Lei de Incentivo à Cultura com apoio da prefeitura de Santa Maria e Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.

Agende-se

O quê – Espetáculo “Um Encanto de Natal”

Quando – Quinta (1º), às 20h

Onde – Na Praça Saldanha Marinhow

Quanto – De graça

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após ficar sem freio, van colide contra posto de combustíveis em Dona Francisca Anterior

Após ficar sem freio, van colide contra posto de combustíveis em Dona Francisca

Há um ano, Júri da Kiss iniciava com diferentes expectativas para sobreviventes, familiares e réus da tragédia de 2013 Próximo

Há um ano, Júri da Kiss iniciava com diferentes expectativas para sobreviventes, familiares e réus da tragédia de 2013

Geral