O dono da casa de carnes Rancho dos Gaudérios de Santa Maria, Danton Binato da Rocha, 61 anos, foi libertado na tarde deste sábado, após pagar fiança de R$ 11,8 mil reais. O empresário havia sido preso na sexta-feira, por crime contra as relações de consumo, porque ele estaria comercializando carne sem procedência no local.
Uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a Vigilância Sanitária e a Inspetoria Veterinária da prefeitura de Santa Maria apreendeu 288 quilos de carne no estabelecimento, localizado na Avenida Fernando Ferrari, na última sexta-feira. Ainda conforme a polícia, o produto estava mal acondicionado.
O advogado do empresário, Divor Rites Bassan Filho, entrou com pedido de liberdade ainda sexta. A solicitação foi atendida pelo juiz plantonista neste sábado pela manhã, mediante pagamento da fiança, estabelecida em 15 salários mínimos. O valor foi pago e, à tarde, por volta das 17h, o empresário deixou a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Ele vai responder ao inquérito em liberdade.