Emoção e homenagens póstumas marcam a entrega de troféus do 14º SMVC

Leandra Cruber

Emoção e homenagens póstumas marcam a entrega de troféus do 14º SMVC
Foto: Filipe Schaurich

Após meses de espera, os vencedores da Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema, puderam receber os troféus em uma cerimônia de entrega no Old School Pub. 

Um dos grandes vencedores da noite foi o curta “Beira Mar”, que levou 7 troféus Vento Norte. A produção dirigida por Pedro Pellegrini e roteirizada por Denys Schmitt e Pedro, tem também no elenco Gabriele Dors, que ganhou como Melhor Atriz, Dayfer, Joana Fernandes, Hellen Höher Bohrer. 

Literatura fantástica e games serão os protagonistas da Feira do Livro nesta sexta

O estudante Gustavo Rocha, o Afro Guga, destaque como Melhor Ator pelo curta “Tô Viva”, dirigido pela advogada Isadora Bispo, dedicou o troféu Vento Norte ao ativista Nei D’Ogum, que morreu em 2017, e a Verônica Oliveira, a Mãe Loira, que foi assassinada em 2019. 

– O Nei e a Verônica eram apaixonados pela cultura popular e que bom que o SMVC tem espaço para manter viva a memória deles. Estamos muito felizes de estar aqui hoje e de termos trabalhos tão representativos sendo reconhecidos – comemorou.

NOVO TROFÉU

Durante o evento, o coordenador executivo do SMVC, Luciano Ribas, anunciou que o festival terá um novo troféu. Chamado de “Isadora Viana Costa”, o troféu foi criado em homenagem a modelo santa-mariense Isadora, que morreu em 2018, em Santa Catarina. O acusado pela morte é o ex-namorado da modelo que será julgado por homicídio triplamente qualificado – motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. 

Desde 2018, a família de Isadora se movimenta em busca de justiça e apoia iniciativas de combate a violência contra as mulheres. Agora, a luta da família é reconhecida pela SMVC. 

– O festival sempre está ao lado de diversas causas sociais e os próprios curtas premiados mostram isso. Agora, curtas que tratarem de pautas relacionadas a vida das mulheres, poderão receber o Troféu Isadora Viana Costa – explicou Ribas. 

Dilsinho e Felipe Araújo falam com o Diário sobre show nesta sexta

O pai de Isadora, o cirurgião-dentista Rogério Froner Costa, comemorou que a memória da filha se mantém viva e ao lado de causas como a vida das mulheres:

– Meu troféu está no céu. Mas certamente é como receber um grande abraço ver que a Isa poderá ajudar outras mulheres através do audiovisual. 

Neste ano, o Santa Maria Vídeo e Cinema completa 20 anos e a previsão é que o festival ocorra a partir da segunda quinzena de novembro. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veículos são apreendidos após realizarem manobras perigosas no centro de São Pedro do Sul Anterior

Veículos são apreendidos após realizarem manobras perigosas no centro de São Pedro do Sul

Frio, neve e chuva congelada: confira a previsão do tempo para os próximos dias Próximo

Frio, neve e chuva congelada: confira a previsão do tempo para os próximos dias

Geral