contra o preconceito

Em publicação nas redes sociais, restaurante de Santa Maria repreende caso de homofobia

A atitude de um cliente de um restaurante de comida japonesa, de Santa Maria, teria resultado em uma agressão verbal e homofóbica. Só que a resposta do estabelecimento foi o que mais chamou a atenção, pedindo por respeito e empatia em publicação que viralizou nas redes sociais. O post da página de Facebook do Costa Dourada rendeu uma série de comentários de apoio ao estabelecimento e ao funcionário que teria sido ofendido. Até a tarde desta segunda-feira, menos de 24h depois da publicação, o Facebook registrava mais de 6 mil curtidas, 748 comentários e 245 compartilhamentos. No Instagram, eram 400 comentários (o número de curtidas não fica disponível ao público). 

Na postagem, o restaurante explica que, na noite de sábado, um cliente insatisfeito com tempo de atendimento disparou ofensas contra um dos colaboradores, incluindo comentários homofóbicos. Antes disso, ele tentou falar com outros funcionários, até que, quando foi ouvido pelo colaborador responsável pelo atendimento, teria começado os xingamentos.

O restaurante, no post, relata isso e diz estar aberto a críticas e opiniões, mas sem violência com qualquer pessoa e que "só não é bem-vindo quem prefere agredir, ofender e violentar aqueles à sua volta". 

Nos comentários, os internautas elogiaram a postura do estabelecimento: 

"Ótimas palavras!! Parabéns por defender a não violência e, principalmente teu colaborador! Por isso que teu restaurante é maravilhoso!!! Nem sempre cliente tem razão! #homofobiaécrime", disse uma internauta. 

"Parabéns ao proprietário que defendeu seu funcionário contra esses seres que ofendem e ferem as pessoas. Por mais empresários assim", disse outro internauta. 

Em outro comentário, uma usuária do Facebook defendeu a atitude: "Devemos sempre nos manifestar contra esse tipo de atitude que cada vez mais está ficando recorrente, não devemos aceitar esse tipo de agressão seja ela qual for. Não poderia esperar outra coisa do proprietário é um dever de todos nós não deixar acontecer esse tipo de agressão contra qualquer pessoa seja ela quem for. Eu me solidarizo com o colaborador do restaurante sempre vou lá sempre fui muito bem atendida. Parabéns pela atitude do proprietário". 

O prefeito Jorge Pozzobom também comentou a publicação:

"Costa Dourada excelente atitude. Ninguém pode se omitir para combater essa barbaridade. Além disso, temos que registrar os nomes de quem fazem esses atos. A prefeitura é parceira nessa luta.", postou o chefe do Executivo. 

Até a publicação desta matéria, nenhum boletim de ocorrência havia sido registrado sobre o caso. Desde 2019, a homofobia é considerada um crime no Brasil, e tem penas que podem variar de um a três anos de prisão.

Veja, a seguir, o post: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: acesso ao Cemitério Ecumênico voltará a ser liberado ainda este mês Anterior

VÍDEO: acesso ao Cemitério Ecumênico voltará a ser liberado ainda este mês

Próximo

Governo federal repassa R$ 521 mil para combate à estiagem em dois municípios da região

Geral