Uma onda de assaltos tem preocupado donos de mercados de grande, médio e pequeno porte em Santa Maria. Nos últimos 20 dias, o principal alvo dos bandidos em diferentes bairros foram esses estabelecimentos.
Conforme base no levantamento de notícias publicadas pelo Diário, oito estabelecimentos foram alvo nesse período, o que totaliza um roubo em menos de três dias (veja os casos abaixo).
Santa Maria registra mais de um assalto ao comércio por dia em 2016
O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) não informa os números específicos de roubos nesse ramo do comércio. Contudo, só mês de março, foram 61 casos de assaltos a diferentes estabelecimentos, incluindo postos de gasolina, padarias e farmácias.
No primeiro trimestre de 2016, são 118 registros. Ação dos bandidos acontece geralmente entre às 18h e a meia-noite, horário de maior movimento e fechamento desses locais.
Leia outras notícias de Geral e Polícia
Conforme o coronel Worney Mendonça, comandante do CRPO, não se pode afirmar que há na cidade uma quadrilha especializada a ataques a mercados. Segundo ele, os assaltantes envolvidos nesses casos já são conhecidos por outros crimes:
A grande questão é a impunidade. A maioria dos assaltantes é reincidente. A motivação também é sempre a mesma: associação ao uso de drogas e ausência de qualificação no mercado de trabalho, o que gera desemprego.
Reforço no policiamento
Ainda de acordo com Worney, em março, 66 policias do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e 10 viaturas da Brigada Militar foram enviadas à Capital. Desde a última segunda-feira, retornaram 16 policiais e quatro viaturas, o que deve diminuir a ação dos assaltantes já que estão sendo intensificados os patrulhamentos para coibir roubos a pedestres e a estabelecimentos.
Os assaltos
20 e março Mercado Quebra-Galho, bairro Caturrita
21 de março Mercado Colonial, bairro Perpétuo Socorro
24 de março Maxxi Atacado, bairro Medianeira
VÍDEO: A CHEGADA DOS ASSALTANTES AO MAXXI
26 de março Mercado Sinal Verde, bairro Centro
28 de março Mercado Righi, bairro lorenzi
31 de março Mercado Marechal, bairro Perpétuo Socorro
VÍDEO: A AÇÃO DOS BANDIDOS NO MERCADO MARECHAL
6 de abril Mercado (nome não divulgado), na Vila Oliveira
6 de abril Mercado (nome não divulgado), na Vila Caramelo
Funcionário teve o malote roubado
Na última terça-feira, um funcionário de um supermercado foi assaltado, e o malote com dinheiro foi roubado durante um assalto. Uma dupla de bandidos tripulando uma motocicleta e armados abordou a vítima a metros do estabelecimento. O fato chama atenção para a recorrência desse tipo de atuação.
Fica o alerta para que a população aguce a observação. Sempre que suspeitos passem de motocicleta em frente aos locais, que não deixem de ligar para Brigada Militar.