Em três meses de obras do Calçadão Salvador Isaia, saiba o que avançou e a opinião de lojistas

Rebeca Kroll

Em três meses de obras do Calçadão Salvador Isaia, saiba o que avançou e a opinião de lojistas
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

O Calçadão Salvador Isaia, maior centro comercial a céu aberto de Santa Maria, está no terceiro mês de revitalização. Após três meses, avanços já são perceptíveis, mas ainda faltam nove meses para a conclusão do espaço. Atualmente o trabalho ocorre em etapas através da pavimentação por quadrantes e, em seguida, serão feitas ações de paisagismo. A entrega do espaço está prevista para junho de 2023.

No primeiro quadrante, localizado no trecho próximo à Caixa Econômica Federal, os serviços foram concluídos na metade de agosto e o espaço já está liberado para circulação dos pedestres. No piso, ainda será feita uma paginação, isto é, um acabamento que deixará o visual mais moderno e em conformidade com o projeto estrutural e paisagístico que terá o novo Calçadão.

Agora, a prefeitura trabalha no segundo quadrante. Desde o início do mês, ocorrem obras de escavação, remoção de material e preparação do pavimento. A Construtora Continental é a responsável pelo serviço, e o local está sinalizado com tapumes para orientar pedestres e comerciantes que devem transitar pelas laterais.

Leia mais:

Realizada em dois dias, 79ª Romaria da Medianeira terá atrações culturais e programação religiosa durante a madrugadaSemana Farroupilha começa nesta terça com atividades em CTGs da 13ª RTPrazo para conclusão das obras de pavimentação em ruas do Bairro São José é prorrogado

Nesta etapa, estão sendo executados também a rede pluvial e a construção das caixas do trecho. A previsão é de que até o final desta semana o quadrante esteja concretado e então o serviço seguirá para as laterais, próximo aos estabelecimentos comerciais. Na sequência a obra avançará para o terceiro quadrante em direção à Rua Floriano Peixoto com a execução dos mesmos serviços.

Em toda extensão do Calçadão serão feitos trabalhos de remoção das lajotas, novas ligações dos ramais de água pluvial dos prédios e instalação de uma nova rede de drenagem. Além disso o piso será reforçado com pedra rachão e finalizado com concreto.

Até a conclusão da empreitada, o município deve investir cerca de R$ 3,6 milhões, que somados às fases interiores, já ultrapassa os R$ 5 milhões. Este valor é 10 vezes maior que o orçamento inicial. Conforme a licitação, ao final da obra, serão colocados bancos, decks (áreas de lazer), canteiros e folhagens.

Opinião dos lojistas

Pâmela Lutz é gerente de uma loja de roupas localizada no primeiro quadrante do Calçadão e conta que, no início da obra, os transtornos foram muitos. No entanto, agora, com o avanço do serviço o movimento voltou a aumentar e para a gerente já é possível vislumbrar como o local vai ficar.

– Nós ficamos na época de obras aqui no quadrante bem debilitados e o cliente não conseguia passar na frente da loja. Agora já está mais visível e a entrada da loja já foi liberada novamente. Antes o trabalho estava bem parado, mas nesse último mês ele desenvolveu bastante devido ao trabalho noturno que tem sido feito. Espero que o projeto final atraia mais clientes e propicie lazer para a população, como é a proposta – relata Pâmela.

Para o franqueado Lucas Leão, a obra já começou intensa. A sua loja fica no segundo quadrante e abriu em julho, logo no começo do serviço. Para ele o problema maior agora é a poluição sonora.

– Agora que ela avançou aqui restringiu um pouco o acesso à loja e à circulação das pessoas. Mas o que realmente incomoda é o barulho. Às vezes fica difícil conversar com os clientes. Entretanto isso faz parte, acontece em qualquer obra, acredito que o pessoal tem trabalhado bastante e logo deve ficar pronta – comenta Lucas.

Acompanhe as obras

O Diário tem acompanhado as obras no calçadão desde a assinatura da ordem de serviço. Confira as imagens do avanço do trabalho durante esses três meses.

No primeiro mês de obras o trabalho começou na área central do primeiro quadrante (Foto: Marcelo Oliveira)

No segundo mês a obra avançou para as laterais do local. O acesso as lojas era feito por rampas improvisadas. (Foto: Marcelo Oliveira)

No terceiro mês o primeiro quadrante foi concluído e o serviço segue para o segundo. (Foto: Eduardo Ramos)

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Centelha da Chama Crioula é distribuída para entidades tradicionalistas da 13ª RT Anterior

Centelha da Chama Crioula é distribuída para entidades tradicionalistas da 13ª RT

Papo de Responsa começa nas escolas de Agudo Próximo

Papo de Responsa começa nas escolas de Agudo

Geral