Em sua 18ª edição, o Dia do Desafio que ocorre, durante toda esta quarta-feira, em Santa Maria promete fazer com que ninguém fique parado. E não se trata de nenhum exagero. As atividades já começaram nos primeiros minutos do dia, a partir da meia-noite, com a 1ª Volta Ciclística Dia do Desafio e a 6ª Corrida Dia do Desafio, ambas com o mesmo trajeto: com saída da Rua Venâncio Aires, na esquina com a Avenida Rio Branco, os participantes seguem em direção à Rua do Acampamento quando, então, ingressam na Rua Gaspar Martins e descem a Avenida Medianeira. Depois, o trajeto contempla a Rua Ângelo Bolson e a Avenida Presidente Vargas. Por fim, os participantes passam pela Avenida Borges de Medeiros e voltam à Venâncio Aires, por onde seguem até a Praça Saldanha Marinho.
De manhã, a movimentação continua. Mas, além de disposição, também é preciso estar preparado para encarar o frio. Isso porque Santa Maria deve registrar uma mínima de 4º C e uma máxima de 17ºC.
Todo ano, Santa Maria compete com um outro município para, ao fim das atividades, saber qual cidade mobilizou mais gente. Neste ano, Santa Maria irá competir com a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Ano passado, o município duelou contra Comayagua, de Honduras, e ganhou. De acordo com Luis Alexandre Grings, técnico de Esportes e Lazer do Sesc, Santa Maria contabiliza, até esta edição, oito vitórias seguidas nas edições do Dia do Desafio.
_ Queremos que a população compareça em peso. Trata-se de um momento importante de se cuidar da saúde _ convida Grings.
O evento, promovido pelo Sesc, em parceria com a prefeitura de Santa Maria, espera mobilizar, pelo menos, 140 mil pessoas. No ano passado, somando Santa Maria e os demais 24 municípios de abrangência do Sesc, como Jaguari, Júlio de Castilhos e Santiago, foram, ao todo, mais de 160 mil pessoas que realizaram atividades físicas por, ao menos, 15 minutos. E vale qualquer atividade. O Sesc oferece desde aulas de ginástica e de jump, além de apresentações de dança. Mas atividades feitas individualmente, em casa, também contam. É só ligar para o Sesc e informar o que você fez.
O Dia do Desafio também mobilizará um grupo de nadadores do Clube Recreativo Dores. Um dos idealizadores, Eduardo Bicalho, conta que um grupo de 20 atletas irá nadar na piscina do clube, das 6h ao meio-dia e das 14h às 23h. O horário é o mesmo do funcionamento da piscina do clube. Bicalho explica que a ideia é fazer com que os nadadores consigam percorrer a maior distância dentro da piscina de 25 metros. Todos os atletas, com idade entre 14 e 50 anos, contabilizam passagens por campeonatos e competições locais e estaduais.
A 3ª Divisão de Exército (3ª DE) também vai participar, com atividades físicas centralizadas nos quartéis. Alunos e professores do Colégio Militar também deverão reservar momentos do dia para ajudar Santa Maria a vencer a competição.
Acadêmicos de instituições de Ensino Superior darão apoio
Conforme Grings, mais de cem acadêmicos dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da Fames, da UFSM e da Ulbra deverão dar suporte às atividades. Esses estudantes deverão desenvolver atividades paralelas em mais de cem lojas e estabelecimentos comerciais da cidade. Já na Praça Saldanha Marinho, acadêmicos de Enfermagem (da Fisma) e da nutrição (da Unifra) farão a verificação da pressão arterial, avaliações nutricional, física e glicêmica de quem for à praça.
A PROGRAMAÇÃO
- 8h30min _ Cerimônia de abertura na Praça Saldanha Marinho
- Das 10h às 20h _ Serão realizadas atividades físicas no palco da praça. Os exercícios físicos ocorrerão de forma ininterrupta. A cada hora, está prevista uma modalidade de exercício
- 15h _ Será feito um rapel no prédio do Santa Maria Shopping. A atividade será coordenada por bombeiros
- Quem não puder ir até a Praça Saldanha Marinho e mesmo assim quiser registrar a realização de uma ativ"