Duas exposições do Masm podem ser visitadas pela internet durante este mês

Diário

Duas exposições do Masm podem ser visitadas pela internet durante este mês
Foto: reprodução Exposição de Yann Ziegler é criada a partir de ressignificações de materiais 

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a arte não para de girar em Santa Maria. Para isso, o Museu de Arte de Santa Maria (Masm) leva para a casa de cada um, por meio da internet, duas exposições durante o mês de abril. Pelas redes sociais, é possível conferir a mostra A Transmutação dos Sólidos, do artista visual Yann Ziegler, e a exposição Op-origami, de Emerson Massoli. Durante a vigência dos protocolos da bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado, museus não podem atender ao público. A visitação pode ser feita online pelo Facebook e Instagram do Masm. 

TV OVO lança série sobre skate e audiovisual neste sábado

O trabalho mais recente, de Ziegler, foi lançado na última terça. A exposição é composta por 61 objetos-arte, criados a partir da ressignificação de materiais e conceitos. Para isso, o artista pesquisou questões ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. A curadoria é do artista Marcio Flores, ex-diretor do museu.

– Eu trabalho a ressignificação de objetos, e acontece por inúmeras formas essa inspiração. Às vezes, a gente olha para um objeto e ele grita para a gente, vejo que ele tem potencial e transformo em arte. Mas em outras, a inspiração vai da gente para a peça, aparece uma obra na cabeça e vou em busca do objeto – comenta Ziegler. 

Já a mostra de Massoli explora técnicas manuais e digitais do origami, com imagens inspiradas no movimento da Op Art, e conta com 11 obras, entre painéis e objetos-arte. Para a criação das obras, o artista pesquisa modelos de origami, realiza protótipos até a produção das imagens, que é feita tanto manualmente quanto digitalmente, unificando os dois elementos sobre papéis. Várias obras possuem QR-code, que direcionam para uma animação virtual das imagens. A curadoria é de Reinilda Minuzzi.

Foto: reproduçãoMostra de Emerson Massoli é inspirada no movimento Op Art

– Sempre gostei de trabalhar com o manual, mas também tinha muito interesse em produzir algo no digital. Depois de um tempo trabalhando com criações digitais eu sentia a necessidade de retornar para o físico novamente, então decidi unificar esses dois modos de produzir no intuito de criar trabalhos híbridos, onde eu conseguiria ter o contato direto com os materiais, atribuindo por completo a minha subjetividade sob eles e também conseguiria ter uma maior liberdade de criação proporcionada pelas tecnologias. Minha produção se caracteriza por esse trânsito contínuo entre o manual e automatizado, o analógico e o digital e entre o físico e o virtual – explica Massoli. 

DJ Callil lança novo trabalho em live nesta sexta-feira

AGENDE-SE

O que: exposições A Transmutação dos Sólidos e Op-origami

Quando: até 30 de abril

Como: pelo Instagram e Facebook do Masm, pelo Instagram do artista @emersonmassoli e pelo Instagram do artista @yannziegler

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ocupação de leitos de UTI na rede pública está em 101,4% Anterior

Ocupação de leitos de UTI na rede pública está em 101,4%

Idosos a partir de 63 anos serão vacinados nesta sexta-feira em Santa Maria Próximo

Idosos a partir de 63 anos serão vacinados nesta sexta-feira em Santa Maria

Geral