Futura reitoria da UFSM conta que recebeu a notícia da nomeação na madrugada de sexta por ex-colega

Futura reitoria da UFSM conta que recebeu a notícia da nomeação na madrugada de sexta por ex-colega

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Martha Adaime foi acordada, na madrugada desta sexta-feira (19), por um colega, que trabalhou com ela por sete anos, para receber a notícia mais aguardada deste ano: a publicação da portaria de sua nomeação como reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

— Um querido colega que trabalhou como secretário comigo durante sete anos e que está aposentado, acho que acorda muito cedo para correr, e, como um bom servidor público, não deixa de olhar ao Diário Oficial, né? Já me mandou e disse: "chefa, esse é o teu presente de Natal" — contou Martha ao programa Bom Dia, Cidade!, da CDN,nesta sexta-feira (19).

Ela menciona que já esperava a nomeação, pois, neste governo, quem for eleito reitor, é nomeado, o que lhe dá segurança para trabalhar nos próximos quatro anos. A portaria saiu nesta quinta-feira (18), e a nomeação de Martha entra em vigor no dia 25. No dia 24, ela, que é atual vice-reitora da UFSM, assume como reitora substituta no lugar de Luciano Schuch, encerra o mandato no dia 23 de dezembro. 

A portaria publicada também nomeou o vice-reitor, Tiago Marchesan, e o planejamento para as demais nomeações, a partir de 2 de janeiro, está pronto. A posse será no dia 6 de janeiro, às 10h.


Pilares da gestão

Em entrevista ao Bom Dia, Cidade! (CDN 93.5 FM), em junho deste ano, Martha e Tiago anunciaram os pilares para o início da próxima gestão da Reitoria da UFSM, organizadas em quatro eixos principais. Eles apontaram como primeiras frentes:

Assistência estudantil, especialmente melhorias estruturais e de gestão nas casas de estudantes, consideradas antigas e difíceis de reformar.

Ações ambientais nos campi, com necessidade de execução prática após a aprovação da política socioambiental e do licenciamento.

Saúde mental, com fortalecimento da rede de apoio pedagógico.

Eficiência administrativa, reduzindo sobrecarga e agilizando fluxos internos.

Além dessas prioridades, também abordaram a necessidade de revisão de procedimentos internos relacionados à segurança e manutenção.


Quem é Martha Adaime

Martha Adaime tem 62 anos e é a atual vice-reitora (2022-2025) da instituição. Já são anos dedicados a cargos de gestão. Foi diretora de Unidade de Ensino (CCNE) de 2006 a 2010 por dois mandatos e também esteve a frente da pró-reitoria de Planejamento e da pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

Ela fez graduação em Química Industrial pela UFSM em 1983 e obteve o título de Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1989. No mesmo ano, ingressou na carreira docente da UFSM. De lá para cá, são mais de três décadas de atuação na instituição, com uma trajetória nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Futura reitoria da UFSM conta que recebeu a notícia da nomeação na madrugada de sexta por ex-colega Anterior

Futura reitoria da UFSM conta que recebeu a notícia da nomeação na madrugada de sexta por ex-colega

Presidente da República nomeia Martha Adaime como reitora da UFSM Próximo

Presidente da República nomeia Martha Adaime como reitora da UFSM

Educação