prejuízos

Duas cidades da região decretam situação de emergência por causa do granizo

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação

A semana foi de contabilizar estragos para, pelo menos, cinco cidades da Região Central atingidas pelo granizo na noite de terça e madrugada de quarta-feira. Toropi e Jari assinaram decretos de situação de emergência por causa de destelhamento de casas e estragos em lavouras. O levantamento é da Defesa Civil gaúcha, que publicou boletim sobre os estragos nesta sexta-feira.

Em Jari, de acordo com o prefeito prefeito João Hohemberger de Oliveira (Progressistas), 10 localidades do interior foram afetadas, principalmente Rincão da Glória e Chácara dos Pintos. Por lá, estima-se que 520 casas tiveram os telhados danificados, sendo necessários cerca de 4 mil folhas de Brasilit para reposição.

Até agora, a prefeitura conseguiu repor 1 mil telhas que tinha em estoque, com recursos da Secretaria de Assistência Social. Os demais devem ser adquiridos com recursos da prefeitura, que vai deixar de construir um novo prédio para a Assistência Social para comprar as telhas e distribuir à população. O montante necessário para cobrir os prejuízos deve ficar em torno de R$ 200 mil.

Duas agências da Caixa abrirão neste sábado na região

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Além dos danos em casas, os agricultores também foram atingidos. As principais perdas são em lavouras de fumo e em galpões de armazenamento de grãos e demais produtos agrícolas. 

No município de Toropi, houve danos em 14 residências, afetando 56 pessoas, e prejuízos em lavoura de fumo.

Pinhal Grande, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis também estão sendo monitoradas pela Defesa Civil, mas não assinaram o decreto de emergência. A situação mais grave é em Pinhal Grande, onde 200 residências foram danificadas pelas pedras de gelo, afetando cerca de 800 moradores do município de 4,5 mil habitantes. Estradas e cabeceiras de pontes também tiveram estragos com a enxurrada em Pinhal Grande. 

De acordo com a Defesa Civil, são 1.320 pessoas impactadas com os estragos do granizo no Rio Grande do Sul. Não há registro de desabrigados ou desalojados.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: capivara é resgatada de sede campestre de clube após 15 dias de tentativas Anterior

VÍDEO: capivara é resgatada de sede campestre de clube após 15 dias de tentativas

PLURAL: duas opiniões diferentes no mesmo espaço Próximo

PLURAL: duas opiniões diferentes no mesmo espaço

Geral