Deputados estaduais e nova Mesa Diretora da Assembleia tomaram posse nesta terça em Porto Alegre

Redação do Diário

Deputados estaduais e nova Mesa Diretora da Assembleia tomaram posse nesta terça em Porto Alegre

A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (31), a sessão solene de posse dos 55 deputados eleitos e a instalação da 56ª Legislatura (01/02/2023-31/01/2027). Da região central do Estado, assumem os cargos Valdeci Oliveira (PT), Beto Fantinel (MDB) e Luiz Marenco (PDT). Na sessão, que teve início às 14h, no Plenário 20 de Setembro, também houve a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas, o deputado Vilmar Zanchin, indicado pelo MDB, passa a presidir a Casa no primeiro ano da legislatura. 

Sessão solene

A sessão solene de instalação da nova Legislatura, dirigida pelo então presidente da ALRS, deputado Valdeci Oliveira, iniciou-se com a execução do Hino Nacional, seguido da leitura do compromisso regimental dos eleitos, conforme o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Logo após, ocorreu a eleição da Mesa Diretora com 54 votos a favor e nenhum contrário, passando a ser o novo presidente o deputado Vilmar Zanchin (MDB).

Depois, o ex-presidente Valdeci Oliveira fez seu pronunciamento de despedida na tribuna, onde falou sobre avanços em pautas sociais, defesa da democracia e das eleições e pediu mais diálogo.

– Ao olhar para trás vejo que com o apoio de uma equipe comprometida e valorosa, aliada a outros parceiros e parceiras da sociedade civil, conseguimos transformar muitos dos nossos desejos em ações concretas, em movimentos resolutivos e em retorno para aquele e aquela que representamos. A democracia, sempre tão carente de atenção e proteção, teve em todo período da nossa presidência, um forte e comprometido aliado. Sempre apostos para sair em sua defesa e fortalecimento. Não titubeamos um momento se quer, na necessidade de ficarmos vigilantes, somarmos forças com inúmeros outros atores sociais na construção de barreiras que impedissem o avanço daqueles que por ela não tem o compromisso necessário – destacou o petista, em parte do discuro.

Após, os trabalhos passam a ser conduzidos pelo novo presidente Zanchin, acompanhado do 1º secretário. Zanchin, que já foi prefeito de Marau e está em seu terceiro mandato como deputado, fez seu pronunciamento de posse, onde agradeceu as autoridades presentes, a mesa diretora passada e aos familiares. Também garantiu responsabilidade no mandato.

– Responsabilidade, civismo, serenidade e entendimento de que acima de tudo e de toda e qualquer diferença estarão sempre os interesses da nossa sociedade. Uma saudação especial ao sempre presidente desta casa, deputado Valdeci Oliveira, em seu nome cumprimento todos os membros da mesa diretora que passaram seus cargos. Parabéns deputado Valdeci pelo seu mandato, sua gestão que honrou muito esta casa. Sinto uma honra a ser eleito por meus pares para tão relevante função. Eu a vi ser exercida por dignas figuras nos meus anos que, como cidadão e como prefeito, sentei nestas galerias acompanhando deliberações de interesse da nossa região. Nos últimos oito anos, atuei neste plenário como parlamentar, período em que outros igualmente dignos presidentes se sucederam no comando da casa, e todos contaram com minha reverência e respeito.

Mesa Diretora eleita

Presidente: Vilmar Zanchin (MDB)

1º Vice-presidente: Delegada Nadine (PSDB)

2º Vice-presidente: Valdeci Oliveira (PT)

1º Secretário: Adolfo Brito (PP)

2º Secretário: Eliana Bayer (Republicanos)

3º Secretário: Paparico Bacchi (PL)

4º Secretário: Luiz Marenco (PDT)

Deputados

Dos 55 deputados que tomaram posse, 31 já são parlamentares da Casa  As demais 24 vagas da 56ª Legislatura são ocupadas por novos nomes ou por ex-deputados que retornam à ALRS, o que representa uma renovação de 43,63%, percentual inferior ao registrado nas eleições de 2018, quando a renovação superou os 50%. O número de representações partidárias se manterá em 15 (a atual legislatura iniciou com 17 bancadas, mas diminuiu para 15 ao longo do tempo, com as mudanças de composição).

Deputados da Região

Da região central do RS, renovaram suas legislaturas os deputados Valdeci Oliveira (PT), Beto Fantinel (MDB) e Luiz Marenco (PDT). Veja abaixo o histórico de cada um:

Beto Fantinel (MDB)

Imagem: ALRS (Reprodução)

Com berço na Quarta Colônia de imigração italiana, Roberto Fantinel, 35 anos, nasceu em Dona Francisca. Noivo e sem filhos, Fantinel começou a pavimentar a carreira política cedo. Técnico agrícola pelo no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). À época, foi secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM (ano). Na mesma instituição, formou-se em Ciências Políticas. No Estado, o protagonismo ganhou destaque quando Fantinel foi presidente da Juventude do MDB gaúcho. Em 2018, se elegeu com 29.753 votos, agora com 49.771. Em campanha, priorizou aspectos da educação, como escola em turno integral e a digitalização do ensino; a agricultura, com políticas de valorização ao produtores e o enfrentamento da estiagem; e à saúde, quanto à redução de filas de espera e valorização dos profissionais.

– Gratidão pela confiança. Santa Maria continua com representação política nesta casa, eu sou muito grato a comunidade de Santa Maria que sempre me recebeu. Poder estar aqui representando a nossa região e o Rio Grande é uma honra muito grande. O nosso pacto político e eleitoral, os compromissos, é inabalável, mesmo estando na secretaria de Estado, os compromissos assumidos com Santa Maria e nossa região serão internalizados pelo governo. Nós estaremos também cuidando da área social, mas também da duplicação da Faixa Nova de Camobi, do aeroporto, Hospital Regional e tantas outras obras importantes. Vou me dedicar todos os dias para atender as demandas da nossa região, da nossa gente – afirmou Beto após a posse em entrevista à CDN.

Valdeci Oliveira (PT)

Imagem: ALRS (Reprodução)

Com 70.580 votos conquistados por Valdeci Oliveira (PT) garantiram sua manutenção na Assembleia Legislativa. Valdeci tem 65 anos, é casado, tem duas filhas e duas netas. Morador do Bairro Tancredo Neves, região oeste de Santa Maria, há mais de três décadas, divide estadia na Capital Gaúcha. Começou no movimento sindical metalúrgico e, assim, ingressou na política, consagrando ontem, sua décima vitória da vida política e o quarto mandato como deputado estadual. As propostas do deputado para a campanha das eleições 2022 foram voltadas ao combate à fome, a defesa da saúde pública e apoio à políticas de geração de emprego e renda.

– O desafio daqui para frente é continuar trabalhando com muita dedicação e entusiasmo. Estarei presente em todos os cantos com a mesma dedicação que sempre tive, energia de sempre estar debatendo temas importantes da sociedade. O mandato que começa agora será continuidade deste trabalho e vou coordenar, a partir da determinação do novo presidente, o Movimento Rio Grande Contra a Fome que é para mim um dos grandes movimentos de solidariedade, empatia e pensar naquele que passa fome – destacou Valdeci para a CDN.

Luiz Marenco (PDT)

Imagem: ALRS (Reprodução)

Luís Rogério Marenco Ferran, conhecido por Luiz Marenco, nasceu em 22 de dezembro de 1964, em Porto Alegre. Aos 8 anos, ganhou o primeiro violão, demonstrando ter interesse na música. Durante a adolescência, mudou-se para Quitéria, em São Jerônimo, para morar com o avô e trabalhar no campo. Aos 23 anos, Marenco retornou a Porto Alegre. No mesmo ano, realizou a primeira apresentação profissional no município de Piratini, dando inicio a uma carreira como compositor e cantor, que já soma mais de 30 anos. Em 2014, o músico ingressou no cenário político na busca como um cargo como deputado estadual. Entretanto, a oportunidade veio apenas em 2018, quando pelo Partido Democrata Trabalhista, foi eleito por quociente a deputado estadual, com 24.607 votos. Aos 57 anos, Marenco foi reeleito deputado estadual. Há anos ele reside em Santana da Boa Vista, na região central do RS.

– Nós representamos a região centro-sul do Estado e, hoje, temos a oportunidade de por mais quatro anos seguirmos aquilo que estamos fazendo. Vamos seguir por mais um mandato em que queremos trabalhar, fazer o melhor possível, para que nós tenhamos um Rio Grande cada vez melhor. Nós trabalhamos três anos no plano de carreira da Brigada Militar e vamos seguir para tentar melhorar cada vez mais as condições para essas pessoas que nos dão a segurança no Estado. A educação é essencial. Na saúde, sabemos bem o que foi feito por esses trabalhadores durante a pandemia. A questão cultural também sempre foi importante para mim, a minha profissão é cantor e compositor, eu sou cantador do Rio Grande – disse o deputado à CDN.

Confira a lista de deputados que empossados em 31 de janeiro

PT – Adão Pretto, Jeferson Fernandes, Laura Sito, Leonel Radde, Luiz Fernando Mainardi, Miguel Rossetto, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.

PP – Adolfo Brito, Ernani Polo, Frederico Antunes, Guilherme Pasin, Joel de Igrejinha, Marcus Vinícius e Silvana Covatti.

MDB – Beto Fantinel, Edivilson Brum, Juvir Costella, Luciano Silveira, Patrícia Alba e Vilmar Zanchin.

Republicanos – Capitão Martim, Delegado Zucco, Eliana Bayer, Gustavo Victorino e Sérgio Peres.

PSDB – Delegada Nadine; Kaká D Ávila; Neri, o Carteiro; Pedro Pereira e Professor Bonatto

PL – Adriana Lara, Claudio Tatsch, Kelly Moraes, Paparico Bacchi e Rodrigo Lorenzoni

PDT – Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Gilmar Sossella e Luiz Marenco

União Brasil – Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Dr. Thiago Duarte.

PSOL – Luciana Genro e Matheus Gomes

Podemos – Professor Cláudio e Ronaldo Santini

PCdoB – Bruna Rodrigues

Novo – Felipe Camozzato

PSB – Elton Weber 

PSD – Gaúcho da Geral

PTB – Elizandro Sabino

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Júri de jogador que agrediu árbitro santa-mariense ocorre na próxima semana Anterior

Júri de jogador que agrediu árbitro santa-mariense ocorre na próxima semana

Van com cinco pessoas cai em barranco e idosa fica ferida na RSC-287 Próximo

Van com cinco pessoas cai em barranco e idosa fica ferida na RSC-287

Geral