Passado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, os candidatos a uma vaga no Ensino Superior vivem um período longo de expectativas e indefinições. É que, entre os fins para os quais podem ser usadas as notas do exame, está o de selecionar vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No entanto, as inscrições para o processo abrirão, provavelmente, só em janeiro.
Enem 2015 tem menor índice de abstenção dos últimos seis anos
Ou seja: para quem quer ser bixo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que adotou o sistema no ano passado, tudo ficou bem diferente. Se, antes, os estudantes sabiam, logo depois do vestibular, se tinham chance de aprovação, agora, é preciso aguardar quase três meses para definir os rumos. E é essa angústia que vive a estudante Camila Flores da Rosa, 19 anos. A estudante fazia faculdade de Nutrição no campus da UFSM em Palmeiras das Missões, mas, no ano passado, resolveu largar o curso para se dedicar ao Enem e buscar uma vaga em Administração, também na Federal. A estudante afirma que, até as inscrições no Sisu, só resta esperar.
Mais de 360 candidatos são eliminados no primeiro dia de provas do Enem
Antes, no vestibular, valia a pena conferir o gabarito, porque a gente tinha uma ideia se passaria ou não. Com o Enem, nem teremos aquela expectativa em ouvir o nome no rádio. Agora, só posso esperar abrir o Sisu e, até lá, nem dá para dizer que estou de férias, porque isso só vai acontecer quando tiver o resultado para poder ficar tranquila. É muito ruim ficar nessa expectativa afirma Camila.
O ingresso exclusivo pelo Sisu na UFSM só valerá a partir de 2017. Para este ano e para 2016, as provas do processo seletivo Seriado para os candidatos que já estavam inscritos está mantida. Mas, mesmo para esses candidatos, a nota do Enem é importante: 20% do escore obtido no vestibular corresponde à pontuação do Enem. As provas de seleção geralmente acontecem em dezembro, mas ainda não há data definida.
Além de buscar uma vaga em uma faculdade pública, com as notas do Enem também é possível disputar bolsas de estudos e solicitar financiamento em instituições de ensino particulares. Além disso, as notas também podem ser usadas como avaliação do desempenho escolar e como certificação no Ensino Médio. O gabarito do exame será divulgado nesta quarta-feira.
Sisu abrirá inscrições no início de 2016
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem, é realizado duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. Nesse sistema, as instituições públicas de Ensino Superior cadastradas, inclusive a UFSM, oferecem vagas para os candidatos que participaram do exame. O candidato precisa, já no período de inscrição, escolher entre as opções de vagas ofertadas.
A prova do Enem gera um escore de pontos que o aluno pode usar quando abrem as inscrições para o Sisu, o que deve acontecer"