Deni Zolin: nova previsão é de que trecho da Travessia deve ser concluído até dezembro

Deni Zolin

Deni Zolin: nova previsão é de que trecho da Travessia deve ser concluído até dezembro
Coluna Deni Zolin, [email protected]

Passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha deve ser concluída no segundo semestre. Foto: Deni Zolin (Diário)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está concluindo as análises dos pedidos de prorrogação dos contratos da duplicação da Travessia Urbana, que foram feitos pelos dois consórcios de empresas que realizam a obra. Apesar de ainda não ter saído a resposta oficial, em relação ao lote 2 (da reta da Urlândia até perto da Ulbra), a tendência é que seja concedido mais prazo, mas o Dnit tem a expectativa de concluir as obras até dezembro deste ano. Já em relação ao lote 1, do trevo do Castelinho até o Trevo da Uglione, o pedido ainda está sendo analisado.

Caso a prorrogação não seja aceita, o Dnit vai romper o contrato com o consórcio do lote 1 por descumprimento de prazo e ter de fazer nova licitação. É que o prazo atual seria concluir tudo até 30 de junho deste ano, mas ainda falta muito para a obra ficar pronta. Atualmente, apenas uma pequena equipe, de 10 operários, trabalha na construção do segundo viaduto do Trevo da Uglione. As empresas pediram a prorrogação de mais 12 meses alegando dificuldades provocadas pela pandemia.

Secretaria de Educação seleciona assistente de alfabetização para programa Tempo de Aprender

Em nota, o órgão federal informou o seguinte: “A expectativa do Dnit é entregar o Lote 2, que tem obras concentradas na passagem inferior da Vasco da Cunha e no acesso ao bairro Urlândia, até dezembro deste ano, totalizando 9,4 km de duplicação, com melhorias como passeio público, iluminação, ciclovia e duas passarelas. Do Lote 1, a análise ainda está em tramitação.”

Apesar de ser um novo atraso, a prorrogação do contrato por mais 12 meses no Lote 1 seria a saída “menos pior”, pois caso o contrato seja rompido, o Dnit terá de contratar uma empresa para fazer a análise criteriosa dos chamados serviços remanescentes. Ou seja, detalhar tudo o que já foi feito e o que falta fazer, para poder preparar o edital de uma nova licitação. Como é algo complexo e burocrático, a obra poderia ficar anos parada até ser retomada. Diante disso, seria melhor prorrogar a obra por mais 12 meses, mas é preciso saber se as construtoras atuais do Lote 1 terão mesmo condições de cumprir com esse novo prazo. Por isso, ainda não saiu uma resposta oficial do Dnit sobre o que será feito.

Leia mais colunistas de Opinião

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: cerimônia de homenagens na Câmara de Santa Maria reúne políticos e é marcada pela emoção Anterior

Jaqueline Silveira: cerimônia de homenagens na Câmara de Santa Maria reúne políticos e é marcada pela emoção

Próximo

Idoso é vítima de tentativa de homicídio no Bairro Passo D’areia

Geral