Quem passa pela Vila Belga nota a existência de postes ornamentais em estilo “clássico” que, além de iluminar, também têm caráter decorativo. No entanto, vários deles estão danificados, principalmente por conta dos furtos de fios. Por isso, a prefeitura de Santa Maria, através do Instituto de Planejamento (Iplan) trabalha em um projeto para substituir essas estruturas.
Dos 57 pontos para postes na Vila Belga contabilizados pela reportagem, apenas 21 aparentam estar com a infraestrutura completa. Outros 13 estão danificados ou com partes faltando e 23 postes foram completamente removidos ou furtados. Os pontos estão localizados nas ruas Manuel Ribas, Coronel Ernesto Beck, Dr. Wauthier e André Marques.
De acordo com o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o local está incluído no projeto de revitalização dos canteiros centrais da Avenida Rio Branco. Os seis canteiros que se estendem da Rua Venâncio Aires até a Gare vão ter os seus bancos recuperados, com assentos novos, pontos para carregar celulares e wi-fi.
Já a Vila Belga, por fazer parte do Distrito Criativo, também deve receber diversos conjuntos de lixeiras, bancos e novos postes ornamentais com estilo contemporâneo, que vão lembrar um lampião. Conforme o vice-prefeito, a prefeitura conversou com os moradores e os conjuntos vão ser instalados na frente de algumas casas.
– A substituição dos postes ornamentais está prevista, pois, apesar dos atuais postes serem muito bonitos, é preciso substituí-los por uma questão técnica. Eles estão propensos a danificações pela chuva devido ao formato do local onde fica a lâmpada e eles são feitos de ferro fundido, um material que hoje é muito valorizado e por isso muitas pessoas depredam e furtam os postes – explica Decimo.
Atualmente, o projeto está na Secretaria de Projetos e de Captação de Recursos (Secap) e a prefeitura espera poder fazer a licitação em breve. Segundo Decimo, o orçamento está sendo finalizado e o projeto ainda está recebendo alguns ajustes, mas a expectativa é lançar o processo licitatório no primeiro semestre de 2023.
Infraestrutura quebrada
Para o ex-ferroviário, Júlio César Fagundes Ferreira, 68 anos, a região já esteve pior, mas muito ainda precisa ser feito. Além disso, para ele o local não é seguro devido aos constantes furtos na iluminação:
– Quando a gente passa por aqui sentimos uma tristeza, pois já devia ter sido revitalizado há muito tempo. Esses postes agora estão mais para enfeites, a maioria não funciona e deixar eles nesse estado parece um descaso dos órgãos públicos. Precisamos de um olhar mais carinhoso para essa região que carrega tanta história e cultura.
Para o morador da Vila Pedro Correa de Matos, 71 anos, a reforma nas calçadas ficou muito boa e agora o estado dos postes ornamentais não combina com o local.
– A maioria deles teve as lâmpadas furtadas e por isso não funcionam mais, então está bem ruim mantê-los desse jeito. Todo mundo que passa por aqui acaba reparando que eles estão quebrados e reclamando da administração. Eles não agregam mais beleza para a nossa região, está feio de olhar – comenta Pedro.
Para o vice-prefeito o novo conjunto de estruturas vai trazer mais segurança para a região:
– Acreditamos que vai ficar mais atrativo e achamos que com a presença de mais pessoas esses problemas de furtos vão ser minimizados. Já existem algumas câmeras de segurança e a população utilizando esses espaços vai trazer uma segurança maior.