Com missa aos pés do monumento de Nossa Senhora de Fátima, em Cruz Alta, foi lançada no último domingo a 66ª Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano dom Adelar Baruffi, com a presença dos padres Ari Braganholo, reitor do Santuário, e Aldecir Corassa, coordenador de Pastoral.

A Romaria será no dia 8 de outubro, com o tema Maria, modelo de vida cristã e o lema Fazei tudo o que ele vos disser. O evento deste ano se reveste de significado especial para os católicos, pois é o Ano Nacional Mariano, com a celebração dos 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida e, na Diocese de Cruz Alta, serão marcados os 100 anos das aparições de Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal.
Jaguari lança projeto pioneiro para proteger suas fontes de água
Para o bispo dom Adelar, o domingo foi um dia de muita alegria porque marcou o lançamento da primeira romaria que ocorrerá no novo Santuário. A partir de agora, as paróquias do município iniciam uma caminhada de preparação, com a comunidade participando dos encontros de reflexão, visitas da imagem da Santa e, também, com a novena que ocorrerá de 29 de setembro até 7 de outubro.
– Convido a todos para que possamos estar todos juntos aqui neste lugar abençoado, neste santuário sagrado, para nos encontrarmos como irmãos de fé, com nossa mãe Maria – reforçou dom Adelar, durante o lançamento no domingo.
Padre Ari diz que tudo está sendo preparado para receber os romeiros no Santuário.
– Que Nossa Senhora os guie para que estejam aqui com muita fé e devoção no dia 8 de outubro. E pedimos nas celebrações que fazemos aqui no santuário, diariamente, que Maria proteja a todos – disse o reitor.
Pinhal Grande será uma das cidades gaúchas com maior rede de esgoto
Após a missa, foi aberto o livro de visitas do Santuário, que estará disponível para todos os peregrinos que passarem pelo local. Após, houve mateada.
A HISTÓRIA DO SANTUÁRIO
O monumento em devoção a Nossa Senhora de Fátima de Cruz Alta foi inaugurado em 1952, inicialmente com um pedestal de 32 metros de altura onde está uma imagem da santa vinda de Portugal. Em outubro do ano passado, durante a 65ª Romaria de Fátima, o espaço foi transformado em Santuário Diocesano.
* Com informações da Diocese de Cruz Alta