O mutirão contra o Aedes aegypti começou nesta quinta-feira em Santa Maria. Agentes de saúde, de vigilância ambiental e militares do Exército visitaram residências do bairro Juscelino Kubitschek. Eles entregaram material informativo e sacos de lixo.
Leia mais notícias sobre o Aedes aegypti
É nesses sacos que devem ser colocados objetos em desuso, que possam se transformar em criadouros do mosquito, como garrafas pet, latas, vasilhas, copos, embalagens plásticas (confira lista abaixo). Esses materiais devem ser deixados na frente da residência na manhã desta sexta-feira, quando passarão caminhões os recolhendo. Podem ser depositados na frente da moradia também, fora de sacolas, eletrodomésticos como televisor e micro-ondas.
Acho que não tenho lixo para deixar aqui na frente. Vou dar uma olhada no que diz os panfletos. Está tudo limpo. Eu tenho bastantes plantinhas, mas eu reviso sempre para ver se tem água parada conta a dona de casa Ely Dutra Pedrollo, 74 anos, que recebeu na tarde desta quinta-feira a agente comunitária de saúde Sandra Souza e um militar do Exército.
O Juscelino Kubitschek, em que a incidência do mosquito é alta, foi o primeiro bairro a receber o mutirão. Ações semelhantes ocorrerão no Medianeira e no Nossa Senhora de Lourdes, depois de 13 de fevereiro, Dia Nacional de Esclarecimento sobre o Aedes. Nessa data, equipes de saúde e os militares farão trabalhos de conscientização em todos os bairros da cidade.
Na tarde desta quinta, a prefeitura também lançou a campanha Dez Minutos contra Dengue, Zika e Chikungunya, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Quintino, no bairro Juscelino Kubitschek. O objetivo é conscientizar os moradores por meio de materiais informativos. Um dos panfletos traz orientações de como evitar a proliferação do Aedes e convida o morador a reservar 10 minutos por semana para combater os focos do inseto. No verso do informativo, tem uma lista de 10 ações simples, como virar baldes, e um espaço para o morador marcar o que ele já executou. É uma espécie de checklist (lista de verificação).
O QUE VAI SER RECOLHIDO
Nos sacos de lixo
Garrafas pet
Latas, vasilhas, copos e outros recipientes semelhantes
Embalagens plásticas
Latas de tinta
Baldes
Pedaços de lonas
Embalagens longa-vida
Não é preciso colocar nos sacos
Eletrodomésticos: televisor, micro-ondas, liquidificador, ar condicionado, ventilador, aquecedor
Pneus (limpos e sem água)
O QUE NÃO SERÁ RECOLHIDO
Folhas e galhos
Móveis velhos (sofás, camas, armários, colchões e guarda-roupas)
Entulhos de construção
Telhas
Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, toner, geladeiras e refrigeradores