Contabilidade e a Assessoria Tributária aplicada ao Agronegócio

Diário

Contabilidade e a Assessoria Tributária aplicada ao Agronegócio
É cada vez mais notório o aumento da necessidade de os produtores rurais buscarem profissionais capacitados para auxiliá-los na gestão da fazenda. O aumento do valor dos seus produtos agropecuários, aliado com as seguidas boas safras, vem fazendo com que os resultados econômicos da área rural se­jam os melhores dos últimos anos.

Em paralelo a esta melhora de cená­rio econômico rural, desde o Ano – Ca­lendário 2019, diversos produtores já ficaram obrigados a entregar o famoso LCDPR, sigla para Livro Caixa Digital do Produtor Rural, que contém todas as informações sobre as receitas e despe­sas da atividade.

Vale uma ressalva: o Livro Caixa da Atividade Rural é item obrigatório conforme a Lei nº 8.023 de 12 de abril de 1990 Art. 3º, parágra­fo único, que diz: “Os livros ou fichas de escrituração e os documen­tos que servi­rem de base à declaração deverão ser conservados pelo contri­buinte à dis­posição da autoridade fiscal, enquanto não ocorrer a prescrição quinquenal”.

Portanto, os produtores já deveriam manter sua documentação, sempre pronta e à disposição do Fisco, em caso de solicitação.

Porém, a partir do Ano – Calendário 2019, vários produtores (de acordo com o faturamento) ficaram obrigados a en­viar o Livro Caixa, de forma digital para a Receita Federal.

Amauri Londero (à partir da esquerda.) Gustavo Londero e Michel Bevilaqua estão à frente do escritório Orgatec

Já em novembro de 2019, a Receita Federal do Brasil iniciou a operação “Declara Grãos” no Rio Grande do Sul. O objetivo é fiscalizar os contribuintes da atividade rural, em diversos aspec­tos: Parceria / Arrendamento Rural, utilização de veículos lançados como despesas que não podem ser dedutí­veis, omissão de receitas (redução do faturamento), entre outros aspectos que o Fisco se utiliza para fiscalizar as movimentações nas Fazendas.

O PAPEL DO CONTADOR

Além das obrigações legais, o conta­dor pode trazer diversos benefícios para o produtor rural, como, por exemplo, o planejamento tributário, que pode re­presentar uma grande economia, de forma legal no pagamento do imposto de renda. Dessa forma, cada vez mais torna-se essencial uma assessoria con­tábil aplicada ao agronegócio, já que pode representar uma economia finan­ceira através de planejamentos, evi­tando sur­presas com referência às questões de natureza tributária, multas pela não entrega de decla­rações, e a regulariza­ção da do­cumentação de toda a at iv idade rural.

A Orgatec Contabi l i ­dade tem prof i ssio­nais que são a l t ament e conectados com o pro­dutor rural e suas atividades. O escri­tório vivencia as tendências e atualiza­ções do agro e conta com uma equipe de profissionais que está sempre pronta para orientar e auxiliar nas tomadas de decisões e oportunidades de negócio. O escritório que vive o empreendimento do cliente. Consulte através dos canais de atendimento.

ORGATEC CONTABILIDADE– Endereço: Rua Bento Gonçalves, 98– Telefone: (55) 3222-2733– Redes sociais: @Orgatec.sm – Site: www.contabilidadeorgatecsm.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atendimento humanizado é o grande diferencial Anterior

Atendimento humanizado é o grande diferencial

“Para ter mais saúde precisa ter mais investimento e o Hospital Regional está nas nossas prioridades”, afirma Edegar Pretto, candidato ao governo do Estado pelo PT Próximo

“Para ter mais saúde precisa ter mais investimento e o Hospital Regional está nas nossas prioridades”, afirma Edegar Pretto, candidato ao governo do Estado pelo PT

Geral