Conheça os jurados da edição especial de 20 anos do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema

Mirella Joels

Conheça os jurados da edição especial de 20 anos do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema

A organização do 15º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) divulga o nome dos jurados que avaliarão as produções inscritas. Nesta edição especial de 20 anos, a crítica santa-mariense Bianca Zasso, a jornalista Siliane Vieira e o crítico Conrado Oliveira fazem parte do corpo de jurados do Festival. Um dos destaques deste ano é que a avaliação será feita em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs).

– A parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul demonstra a importância dos 20 anos de trajetória do festival. A ACCIRS é uma referência no país – destaca o coordenador artístico do SMVC, Luiz Alberto Cassol.

Os jurados assistem aos 10 curtas-metragens selecionados pela curadoria e chegam a um consenso sobre as categorias premiadas. Os vencedores da Mostra Sinprosm serão conhecidos na próxima quarta-feira, dia 30, no evento que ocorre no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das 19h. Além da exibição dos selecionados, o curta filmado em 1974 na cidade, O Velório de Vicente Silveira, que foi digitalizado recentemente, também será exibido.O Troféu Vento Norte é entregue nas seguintes categorias: melhor curta, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro, melhor direção fotografia, melhor montagem, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte, melhor desenho de som e menções honrosas, quando houver. 

Além dos vencedores em diferentes categorias escolhidas pelos jurados, haverá a entrega do Troféu Vento Norte Diário de Santa Maria ao curta mais votado no site do Diário. Para votar, basta assistir aos filmes e seguir as instruções de votação.

O público que comparecer na mostra elege ainda o Troféu Vento Norte de Júri Popular. Além dessas premiações, também serão entregues o Troféu Rede Sina, ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina; e o Prêmio Júri Popular Diário de Santa Maria, concedido por votação no site do jornal. A entrega será na confraternização no Bar da Casa, da sempre apoiadora Lurdinha.Os troféus Clayton Coelho, Luiz Roese, Isadora Viana Costa e Lanterninha Aurélio, definidos pela organização do SMVC, serão entregues na etapa nacional, em março de 2023, sendo escolhidos entre os curtas-metragens selecionados de Santa Maria e do restante do país. 

Jurados

Bianca Zasso – jornalista e crítica de cinema. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens e Especialista em Cinema pela Universidade Franciscana (UFN). Editora e sócia do projeto Formiga Elétrica. Afiliada da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abracccine), da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) e integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Bianca foi a homenageada da 13ª edição do SMVC. 

Siliane Vieira – jornalista com especialização em Cinema: Significação Fílmica e Fazer Cinematográfico pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência de 10 anos em reportagem cultural e, desde 2013, integra a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs).

Conrado Oliveira – é crítico e pesquisador de cinema, mestre em Arte, Cultura e Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal. Diretor-executivo da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), foi curador da Sala de Cinema Ulysses Geremia em Caxias do Sul (RS) e colaborador dos sites Cine Players e Papo de Cinema. Atualmente compartilha sua paixão pelo cinema no projeto @sobrecine e no podcast Rebobine o VHS. 

15ª edição

O formato do SMVC neste ano será diferente: a mostra local ocorre no dia 30 de novembro de 2022, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros, em março de 2023, no já consolidado e democrático espaço na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, com a exibição dos filmes selecionados. 

O SMVC

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade. 

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No 1º mês do pedágio em Palma, total de veículos é 33% acima do estimado Anterior

No 1º mês do pedágio em Palma, total de veículos é 33% acima do estimado

Doutoranda da UFSM conquista o 1º lugar em prêmio da Fundação Nacional das Artes Próximo

Doutoranda da UFSM conquista o 1º lugar em prêmio da Fundação Nacional das Artes

Geral