Conheça a história da Praça do Caridade, reinaugurada nesta quinta com novo nome

Redação do Diário

Conheça a história da Praça do Caridade, reinaugurada nesta quinta com novo nome

Um dos eixos históricos mais importantes de Santa Maria e que abriga um expressivo desenvolvimento urbano, está passando por um intenso processo de revitalização. A parceria entre Unicred Ponto Capital, Hospital Complexo Dr. Astrogildo de Azevedo, Unimed e Prefeitura Municipal de Santa Maria promovem um novo momento na história da Praça Roque Gonzalez e do seu entorno.

Por intermédio do projeto de lei proposto pelo vereador Admar Pozzobom, a atual praça mudará o nome para Praça Dr. Astrogildo de Azevedo; homenagem justa ao fundador do Hospital de Caridade que se perpetua através do senso de humanidade presente e notório em todos os seus atos.

O projeto de revitalização deste importante espaço é do arquiteto e urbanista Claudio Gioda Jr. e o responsável pela retrospectiva e elementos históricos é do arquiteto e urbanista, mestrando em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria, Alex Scherer.

A região sofreu importantes intervenções a partir do lançamento da pedra fundamental do futuro Hospital de Caridade de Santa Maria, em 2 de abril de 1899.  Anteriormente o local era habitado por índios missioneiros que ocupavam essa parte da cidade desde a sua fundação. A atual praça Roque Gonzalez, chamava-se Ipiranga primitivamente, por proposta do vereador Frederico Guilherme Niederauer. Em 7 de julho de 1884, a mesma mudou para Praça do Conselheiro Maciel (Francisco Antunes Maciel).

Em 1903, o projeto da então Praça da Caridade. Foto: Acervo Prefeitura de Santa Maria

No dia 7 de setembro de 1903, foi inaugurado o Hospital de Caridade. A intendência municipal sob comando do Coronel Henrique Pedro Scherer resolveu urbanizar a citada praça, dando-lhe o nome de Praça da Caridade, porém, o projeto existente não evoluiu e o local continuou a ser um espaço sem uso apropriado e sem intervenções. Em 1929, o Intendente Municipal Manoel Ribas, denomina , conforme Ato nº 129, Art. 1, de “Praça Roque Gonzalez’, o largo entre as ruas José Bonifácio, Ipiranga (atual Av. Presidente Vargas) e 1º de março (atual Rua Prof. Braga), até a esquina da Rua Floriano Peixoto.

A partir das décadas de 1930-1940, a Praça Roque Gonzalez recebe os primeiros traçados artísticos, elementos paisagísticos e a construção do “Recinto Romano” (ainda existente). O prefeito municipal Dr. Antônio Xavier da Rocha e autoridades religiosas inauguram o monumento em homenagem à Marcelino Champagnat (fundador da Instituto Marista).

Ao centro da praça foi construído o “Recinto Romano” como elemento paisagístico. Fotos: Acervo Casa de Cultura Edmundo Cardoso. Na segunda foto o mesmo local, em 2022. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Podemos destacar neste período a construção de belíssimos exemplares arquitetônicos, de cunho eclético e modernista que ainda compõe a paisagem urbana e a presença de famílias ilustres: Almeida, Álvares Pereira, Appel Lenz, Bollick, Danesi, Kurtz de Oliveira, Machado Borges, Niederauer Jobim, Niederauer Scherer, Schilling, entre outras que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Santa Maria.

No dia 29 de janeiro de 1967 é inaugurada a estátua em homenagem ao Dr. Astrogildo C. de Azevedo, pela Associação Protetora do Hospital de Caridade, Prefeito Municipal, Dr. Francisco Álvares Pereira, Provedoria e familiares em razão da comemoração do centenário do seu nascimento. Nas décadas posteriores, a Praça Roque Gonzalez acompanhou a transformação do seu entorno e sofreu pequenas intervenções na sua composição.

Quem foi Dr. Astrogildo de Azevedo?

Arquivo

Dr. Astrogildo Cesar de Azevedo, nasceu no dia 30 de janeiro de 1867, em Porto Alegre. Ingressou na faculdade de Medicina no Rio de Janeiro em 1884, formando-se em 1889. Casou-se com a santa-mariense D. Aura Becker Pinto, filha de Pantaleão José Pinto (primeiro médico de Santa Maria), do matrimônio nasceram três filhos; Estela, Aracy e Fernando. Faleceu em 22 de maio de 1946. Adotou Santa Maria como sua terra e aqui iniciou sua carreira profissional notável, homem destacado pela larga visão dos problemas que afligiam a cidade.

Médico humanitário, já em 1898, conjugava esforços para criação do Hospital de Caridade, devido a precariedade do atendimento aos desamparados, especialmente no setor cirúrgico. Dr. Astrogildo dirigiu por mais de 40 anos o Hospital de Caridade e que em 1948, em homenagem, foi dado o nome do seu fundador. Exerceu também diversas funções, projetando-se além das fronteiras por sua atuação expressiva e eficiente.

Como Intendente Municipal (1916-1918), contratou o engenheiro sanitarista Francisco Saturnino de Brito para “organização de projetos de distribuição de água potável e esgoto para a cidade de Santa Maria”.

Dr. Astrogildo de Azevedo, sempre será invocado quando, na história da cidade se fizer alusão a criação e construção do Hospital de Caridade e ao saneamento urbano, por sua visão antecipada de futuro. Compreendeu os problemas sociais e encontrou formas de perpetuar iniciativas. As homenagens que a cidade lhe presta são justas, pois são prova de uma coletividade que cresceu e prosperou à sombra do seu legado.

*Texto escrito pelo arquiteto e urbanista Alex Scherer

Atrações musicais e brincadeiras marcam a reinauguração da Praça do Caridade

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Banco do Brasil abre inscrições para concurso com 6 mil vagas para escriturário Anterior

Banco do Brasil abre inscrições para concurso com 6 mil vagas para escriturário

Concurso do Banrisul tem 113 mil inscritos. Veja concorrência por vaga em Santa Maria e região Próximo

Concurso do Banrisul tem 113 mil inscritos. Veja concorrência por vaga em Santa Maria e região

Geral