Confira os índices de criminalidade no Enem 2022 divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Lenon de Paula

Confira os índices de criminalidade no Enem 2022 divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Eduardo Ramos

Foto: Eduardo Ramos

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ocorreu no domingo (13), com a presença de 2.490.880 estudantes em todo o país com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Conforme dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões impressa e digital da prova.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foram registradas 57 ocorrências policiais, 32 prisões e 20 incidentes, e realizadas 1.822 escoltas de malotes de provas. A segunda etapa acontecerá no próximo domingo (20), quando serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Os indicadores correspondem ao período de 7 a 13 de novembro, no qual foram realizadas as escoltas de distribuição de provas, a segurança dos locais de aplicação e suas imediações e o cumprimento de mandados judiciais de prisão. As ocorrências policiais registradas foram atendidas pelas forças de segurança pública e segundo o MJSP não impactaram na realização do certame.

A integração das forças de segurança que atuaram na Operação Enem 2022 foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em todo o país, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Ocorrências

Das ocorrências policiais, a maioria teve como causa a perturbação do sossego público nas proximidades de locais de aplicação de provas, com 51 registros. Quanto aos incidentes, a maioria foi a falta de energia elétrica no local de aplicação, com 9 ocorrências. Houve duas prisões em flagrante delito e 30 prisões em razão do cumprimento de mandados judiciais de prisão expedidos contra candidatos por fatos anteriores e não relacionados ao certame.

A Operação Enem 2022 foi monitorada em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do MJSP, em Brasília (DF). Nos estados, o monitoramento foi feito dos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais (CICCEs) ou de estruturas similares.

Leia também

Confira como foi o primeiro dia de prova do Enem em Santa Maria

“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” é o tema da redação do Enem 2022

Manual de sobrevivência do Enem 2022: horários, o que levar e como consultar os locais de prova

Integração

A atuação integrada envolveu a participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Defesa (MD), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Secretarias de Segurança Pública – Polícias Militar e Civil, Corpos de Bombeiros Militares, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – Guardas Municipais, além de concessionárias de energia, água e telefonia e do Consórcio Aplicador.

A Seopi, vinculada ao MJSP, promoveu a integração de aproximadamente 70 mil profissionais de todos os órgãos e agências participantes. Aproximadamente 7,7 mil viaturas das forças de segurança pública foram empregadas na operação.

Atuação

A realização, a logística, o transporte e a segurança das provas é de responsabilidade do Inep, vinculado ao Ministério da Educação; dos Correios e do Consórcio Aplicador. Às forças de segurança pública cabe o policiamento dos locais de prova, do transporte e guarda dos exames, a investigação de possíveis fraudes, o patrulhamento das vias de acesso às escolas, entre outras diligências. 

Enem 2022

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação, para avaliar o desempenho dos estudantes e colaborar para a autoavaliação; acesso à educação superior, a financiamentos e apoio estudantil, além do desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

No Rio Grande do Sul, são 146.784 candidatos que realizam a prova em 106 cidades do Estado. Depois de duas edições marcadas por alterações devido à pandemia da Covid-19, o Enem deste ano aponta um aumento no número de candidatos em Santa Maria. No total, são 8.903 inscritos, somando as provas impressa e digital – em 2021, eram 8.474 participantes.

A partir de 2021, o Inep passou a realizar a versão digital da prova. Com isso, em 2022, foram contabilizados 3.396.632 de inscritos: 3.331.566 para o teste impresso e 65.066, para o digital. A aplicação da prova impressa acontece em duas etapas: 13 e 20 de novembro, em 1.747 municípios. O exame digital, em 99 cidades.

Nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023, o Enem será aplicado para 72.191 candidatos privados de liberdade. Para este público, as provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da Federação.

*Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja o que abre e o que fecha em Santa Maria no feriado da Proclamação da República Anterior

Veja o que abre e o que fecha em Santa Maria no feriado da Proclamação da República

Avião que faz a rota Santa Maria a Congonhas custa R$ 140 milhões Próximo

Avião que faz a rota Santa Maria a Congonhas custa R$ 140 milhões

Geral