Já faz alguns meses que a população se acostumou a viver com menos restrições em função da pandemia de Covid-19. O uso de máscaras já não é uma obrigatoriedade e as aglomerações de pessoas praticamente ficaram no passado recente. No entanto, o coronavírus ainda circula, e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), seguirá entre nós. Nesta semana, o país registrou aumento de contaminações e mortes. A subvariante da Ômicron, mais contagiosa e que tem ligado o alerta das autoridades sanitárias, foi confirmada em três santa-marienses. A maneira mais eficaz de conter a doença, segundo os especialistas, é a vacina, que está disponível nas unidades de saúde. Ainda assim, quase 44% da população da cidade não completou o esquema vacinal, que garante uma maior proteção contra o vírus da Covid-19.
Região
Dentre as cidades da Região Central, Santa Maria ficou atrás de outros municípios, que estão mais adiantados na imunização completa. O atraso, neste momento, não é por falta de vacinas ou divulgação dos locais de vacinação, mas por descuido das pessoas que não retornam para tomar a dose de reforço.Mesmo com população menor em relação à cidade Coração do Rio Grande, Júlio de Castilhos alcançou 84% do público. Santiago também avança nos índices, e chegou a quase 70% da população com o esquema vacinal completo. Das maiores da região, apenas Caçapava do Sul apresenta números menores do que Santa Maria, com 54,2%.Em todo o Rio Grande do Sul, mais de 3 milhões de pessoas estão com a dose de reforço em atraso. Os números são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Medidas
Para conter novos avanços e manter o controle do vírus, notas técnicas foram emitidas pelos governos federal e estadual nesta semana. Antigos hábitos voltam a ser recomendados, como uso de máscaras por pessoas com comorbidades ou que apresentam sintomas gripais, evitar as aglomerações e a higienização das mãos. Mas é ela, a vacina, ainda a principal recomendação das autoridades sanitárias.Na última quinta-feira, diante do aumento de casos de Covid-19 no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda livre e a doação de álcool etílico 70% na forma líquida, desde que estejam devidamente regularizados na agência. A medida foi adotada de forma extraordinária.O objetivo, destacou a Anvisa, é ampliar o acesso a produtos que contribuem na implementação de resposta coordenada para reduzir a transmissão e proteger a população em geral do novo coronavírus. A autorização da agência terá validade de 90 dias.
Veja os números*:
Esquema vacinal completo
Santa Maria – 56,3%
Cruz Alta – 66,9%
São Gabriel – 64%
Santiago – 69,6%
São Sepé – 68,9%
Júlio de Castilhos – 84%
Rosário do Sul – 56,8%
Caçapava do Sul – 54,2%
Esquema vacinal incompleto
Santa Maria – 43,7%
Cruz Alta – 33,1%
São Gabriel – 36%
Santiago – 30,4%
São Sepé – 31,1%
Júlio de Castilhos – 16%
Rosário do Sul – 43,2%
Caçapava do Sul – 45,6%
*Atualizada em 18/11/2022
Fonte: Painel de Controle da Secretaria Estadual de Saúde
Nos dias de jogos da Seleção, UFSM não terá expediente ou serviço será reduzido
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou, na última quinta-feira, as orientações acerca do expediente nos dias de partidas da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2022. A instituição também disponibiliza informações sobre o plano de recuperação de atividades do expediente excepcional. Como os jogos do Brasil ocorrem em horários como 13h e 16h (na primeira fase da competição), os servidores serão contemplados com horários facultativos, e poderão assistir aos jogos tranquilamente. Ainda, avaliações didáticas não poderão ser realizadas nesses períodos. Unidades universitárias que possuírem atividades essenciais deverão preservar o integral funcionamento.
Como fica o expediente
Fica facultado aos servidores o horário de expediente administrativo na UFSM na seguinte forma:
Nos dias em que os jogos da seleção brasileira se realizarem às 12h, não haverá expediente
Nos dias em que os jogos da seleção brasileira se realizarem às 13h, o expediente se encerrará às 11h, horário de Brasília
Nos dias em que os jogos da seleção brasileira se realizarem às 16h, o expediente se encerrará às 14h, horário de Brasília
Feirantes terão tendas padronizadas
Quem compra frutas, verduras e alimentos livres de agrotóxicos nas feiras de Santa Maria já deve ter percebido mudanças nas estruturas dos comerciantes. É que a prefeitura tem investido na padronização das tendas, o que deixa o ambiente visualmente mais agradável e auxilia feirantes, que não precisam improvisar lonas, puxar e amarrar cordas pelas árvores e postes. Do ano passado até agora, a administração entregou gazebos para 59 feirantes, com investimento total de R$ 115 mil. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, 150 feirantes estão cadastrados no município. Todos eles vão receber as estruturas novas até o final do próximo ano.A entrega de gazebos começou em maio de 2021. As estruturas têm armação em aço galvanizado e uma lona impermeável. Todas são na cor verde e têm 9 metros quadrados.