Prefeitos e secretários de Saúde dos 32 municípios que fazem parte da 4ª Coordenadoria Regional estiveram reunidos nesta sexta-feira em Santa Maria com representantes da Secretaria de Saúde do Estado. O encontro discutiu melhorias na área. De acordo com a secretária de Saúde de Santa Maria, Vânia Olivo, a reunião levou a formação de uma comissão, composta por prefeitos e secretários, que será responsável por elaborar um plano de reestruturação:
O foco é a questão do Hospital Regional, o que falta para ele ser aberto, a que vai se destinar e quem assumirá a gestão. E será levado em conta também a rede de apoio, o que deverá ser feito por cada hospital.
A secretária afirmou ainda que, no próximo dia 14, será feita uma nova reunião, onde o plano começará a ser elaborado.
Segundo Vânia, a prioridade são os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ela afirma que, agora, não existe a possibilidade de transformar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em um Pronto-Socorro (PS) Regional, mesmo que isso seja uma alternativa para resolver a demanda dos Pronto-Atendimentos (PAs).
Santa Maria está sem PA de portas abertas em função do PS do Husm só receber paciente referenciado. Por enquanto, um PS Regional é uma das inúmeras alternativas, mas não temos nada encaminhado diz Vânia.