Com mais mulheres e negros, confira a composição da Assembleia Legislativa eleita

Leandra Cruber

Com mais mulheres e negros, confira a composição da Assembleia Legislativa eleita
Após as eleições deste domingo, mais de cinco milhões de gaúchos escolheram os representantes políticos que ocuparão as 55 cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) a partir de 31 de janeiro de 2023. Neste ano, foram reeleitos 31 deputados estaduais. Já o tenente-coronel Zucco (Republicanos), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos) foram eleitos para a Câmara do Deputados e, ano que vem, assumirão como deputados federais em Brasília.

Mais mulheres

Na campanha eleitoral de 2022, a pauta da representatividade se manteve. Foram eleitas 11 candidatas, ante nove que se elegeram em 2018. Na nova legislatura, as mulheres representam 20% de todo o parlamento gaúcho.

No entanto, mesmo que o número de candidatas eleitas tenha aumentado, a mudança não significa uma maior representatividade feminina na Assembleia Legislativa, visto que duas suplentes assumiram a titularidade ao longo dos quatro anos, são elas Patrícia Alba (MDB) e Stela Farias (PT), que se reelegeram para 2023.

Leia também:

PT lidera bancada gaúcha na Câmara e na Assembleia; confira a lista de todos os eleitosConfira como votou cada cidade da Região CentralSanta Maria e região elegem 3 deputados estaduais e 2 federais

Negritude

A representatividade negra também estará presente no parlamento gaúcho no ano que vem. Dos cinco vereadores negros de Porto Alegre, três se elegeram à Assembleia. Matheus Gomes (PSOL), foi o quinto deputado mais votado do Estado. Ele teve 82.401 votos. Laura Sito (PT) e Bruna Rodrigues (PC do B) também compõe a bancada negra. Em 2018, apenas um candidato autodeclarado negro foi eleito.

Idade

Além disso, a idade média dos eleitos para a próxima legislatura é de 50,8 anos, um pouco mais que em relação a média da atual composição do parlamento, que tem cerca de 49,3 anos.

O parlamentar mais velho eleito é o atual deputado Adolfo Brito (PP), com 72 anos. Os mais novos são os dois vereadores de Porto Alegre, Matheus Gomes (PSOL), com 31 anos, e Laura Sito (PT), com 30 anos.

Na atual composição da Assembleia, o deputado mais novo é Giuseppe Riesgo (NOVO), que foi eleito em 2018 com 22 anos.

Reestruturação

Ainda, a bancada de partidos como Republicanos, de Hamilton Mourão, eleito senador, teve um pequeno crescimento. Hoje, são quatro deputados do Republicanos e cinco do PL. A partir do ano que vem, serão cinco. Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, se manteve com a eleição de cinco deputados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mesmo com passe livre, mais de 42 mil santa-marienses não votaram no último domingo Anterior

Mesmo com passe livre, mais de 42 mil santa-marienses não votaram no último domingo

Equoterapia marca o início da Semana Animal em Santa Maria Próximo

Equoterapia marca o início da Semana Animal em Santa Maria

Geral