Com primeiro dia tranquilo, UFSM volta às aulas para o segundo semestre de 2022

Gabriel Marques

Com primeiro dia tranquilo, UFSM volta às aulas para o segundo semestre de 2022
O segundo semestre letivo de 2022 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou nesta segunda-feira e, desde cedo, ainda pela manhã, os alunos calouros e os veteranos já marcavam presença no campus da instituição. Conforme divulgado anteriormente pela UFSM, era esperada a presença de 30 mil estudantes nos quatro campi da universidade – Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Leia também

Segunda-feira será de retomada das aulas na UFSM. Saiba a programação para recepção dos calourosUFSM abre processo seletivo de vagas complementares

Por ser um período em que menos cursos ofertam vagas de ingresso ao Ensino Superior, são menos “bixos”, mas isso não impediu que as tradicionais caras pintadas fossem vistas. A recém aprovada em Engenharia Química Thaís Costa, 18 anos, estava bastante empolgada em começar o curso:

– Eu tentei pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) duas vezes este ano, mas consegui a vaga pela chamada oral. Estou bem feliz e com boas expectativas. É uma grande emoção.

Thaís, com o celular nas mãos, é uma das calouras de Engenharia Química

Ela e demais colegas que estavam se encontrando pela primeira vez eram acompanhados pelos alunos veteranos que se encarregaram de fazer uma roda de conversa para que todos se conhecessem. Cada estudante falava um pouco de si e por que havia escolhido o curso de Engenharia Química.

Em outro lado do campus, as calouras do curso de Farmácia se dirigiam ao Centro de Convenções, onde poucos minutos depois ocorreria a Recepção Institucional. Luiza Leão, 20 anos, veio de Caçapava do Sul, e diz que o momento vivido por ela é de conquista.

– É bom saber que estou indo para frente, para algum lugar, uma sensação de progresso. Ser aprovada na UFSM sempre foi um sonho para mim e acredito que seja para muitas pessoas também. Vou poder conhecer pessoas novas e sair um pouco da minha bolha – diz.

No Centro de Convenções, o evento teria a presença do reitor, Luciano Schuch, de pró-reitores, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e contaria com apresentações artísticas.

A pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Angélica Iensen, comentou o início de semestre e como ele é importante, principalmente, para os calouros que não sabem dos auxílios que a universidade oferece, como a moradia estudantil:

–Muitos dos estudantes chegam na instituição sem saber da assistência estudantil. Então, a calourada é momento de divulgarmos nossas ações, quais alunos tem direitos, como solicitar os benefícios. Além de ser uma acolhida, é um processo informativo para eles.

Calourada Segura

Comemoração tradicional entre os novos alunos e os veteranos, a Calourada Segura não deve ocorrer nos mesmos moldes anteriores, por se tratar somente do retorno da UFSM às aulas. Contudo, a prefeitura de Santa Maria disse que vai garantir “rondas frequentes nas imediações da Praça Saturnino de Brito, por meio da Guarda Municipal, e permanece em diálogo com os demais órgãos de segurança a fim de preservar o sossego público”.

Leia mais notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filme brasileiro “Ainda Orangotangos” será exibido no Cineclube da Boca nesta quarta-feira Anterior

Filme brasileiro “Ainda Orangotangos” será exibido no Cineclube da Boca nesta quarta-feira

Concurso de ilustradores da Academia Santa-Mariense de Letras tem inscrições prorrogadas Próximo

Concurso de ilustradores da Academia Santa-Mariense de Letras tem inscrições prorrogadas

Geral