Com a praça animada, primeiro sábado de Feira do Livro teve lançamento de 10 livros

Diário

Com a praça animada, primeiro sábado de Feira do Livro teve lançamento de 10 livros

Fotos: Eduardo Ramos

O dia frio e o tempo nublado não afastaram as pessoas Praça Saldanha Marinho, para conferir o segundo dia da 49ª Feira do Livro. Neste primeiro sábado do evento, ocorreram intervenções artísticas com o grupo Los Viajantes, espetáculo teatral do Treze de Maio e foram lançados 10 livros. Conforme a prefeitura, o passeio de trenzinho, atividade prevista para ocorrer das 15h às 18h, foi cancelado em razão da previsão de chuva.

No Dia do Ferroviário, amantes de trens se reúnem na Estação Férrea de Restinga Sêca

E, além dos 31 estandes de livros que foram procurados durante todo o dia, a feira deste ano tem a participação da Biblioteca Municipal Henrique Bastide. Localizada em um dos cantos da Saldanha Marinho, próxima ao teatro, a banca da biblioteca pública proporciona a troca de livros. A proposta é simples: quem tiver livros, principalmente literários, pode procurar o estande para trocar por outros título disponíveis no local.

De acordo com a bibliotecária Juliana Belfort, o objetivo é promover a circulação de diferentes títulos, incentivar a leitura e dar visibilidade à biblioteca.

– Nós estaremos aqui durante as tardes de sexta e domingo e, no sábado, ficamos o dia inteiro. A ideia é tornar títulos acessíveis a todos que se interessarem e, claro, quiserem contribuir com a troca. Na última hora, conseguimos realizar mais de 16 trocas de livros, então estamos animados – comemora Juliana.

O casal Rodrigo Mariano da Rocha e Marilia Guerra aproveitou os primeiros dias de feira para que os filhos Theo, 6 anos, e Marina, 3, pudessem escolher um livro de presente. Todos os anos, Rodrigo e Marilia costumam fazer isso. A pequena escolheu um livro do filme Frozen, e Theo preferiu O Grúfalo. 

– É quase uma tradição familiar fazermos isso. O nosso mais velho, o Caetano, já veio e garantiu alguns mangás. Agora, foi a vez dos menores. A feira é um evento incrível e nós aproveitamos esse momento para ler para eles aqui mesmo na praça – conta Rodrigo. 

Referência em literatura, a Feira do Livro também dá visibilidade a outros segmentos culturais. Apaixonada por jogos, a pequena Estela Peres, 9 anos, encontrou um livro sobre o jogo Minecraft e, na hora, pediu para a mãe, Aline Peres. Depois de garantir o título e se encantar com as ilustrações, Estela e Aline continuaram olhando as bancas.

– A gente gosta muito da feira. Minha enteada também começou a se interessar por literatura e veio junto para encontrarmos títulos interessantes. É muito bacana poder descobrir livros aqui, como esse no Minecraft, que e a Estela amou, claro – brinca Aline.

‘As pessoas não querem favor, elas querem oportunidades’, afirma Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao governo do Estado

A Feira do Livro 2022 segue na Praça Saldanha Marinho até o dia 14 de maio. Neste domingo, além do espetáculo O Circo do Mundinho Feliz, que ocorre no Theatro Treze de Maio, às 15h, e da abertura da exposição Caríssimo Veríssimo, a feira terá, em formato virtual, a participação do escritor português Afonso Cruz, às 19h. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia D da vacinação contra gripe e sarampo tem movimento intenso em Santa Maria Anterior

Dia D da vacinação contra gripe e sarampo tem movimento intenso em Santa Maria

Conheça Feijão, o funcionário de quatro patas do Diário de Santa Maria Próximo

Conheça Feijão, o funcionário de quatro patas do Diário de Santa Maria

Geral