Coleta seletiva e formação ambiental para professores: as metas do Comitê pelo Meio Ambiente para 2023

Eduarda Costa

Coleta seletiva e formação ambiental para professores: as metas do Comitê pelo Meio Ambiente para 2023
Foto: Eduarda Costa (Diário)

Com quatro meses de atuação na cidade, o Comitê pelo Meio Ambiente encerra o ano com dois projetos que devem ser lançados em 2023, na área da educação ambiental e da coleta seletiva. Entre as metas, o planejamento do grupo é tirar os projetos do papel, concretizando as ações pensadas em conjunto para futuro mais verde e sustentável para Santa Maria. 

Ao todo, foram promovidos quatro eventos que receberam catadores, servidores municipais e prefeituras de outras cidades, em busca de ouvir todos os lados, ponderando acertos e erros na implementação da coleta seletiva. Entre os grandes passos, um projeto de formação de professores em educação ambiental, e a estruturação da coleta seletiva. Ambas devem ser impulsionadas para 2023, e resultarão em uma mudança significativa para a cidade. 

Licitação da coleta seletiva deve sair no início do ano

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Em um projeto de licitação, a prefeitura de Santa Maria planeja lançar a coleta seletiva da cidade ainda no início de 2023. O contrato deverá ser de destinação final dos resíduos recicláveis para alguma associação ou cooperativa de catadores da cidade.

Em um primeiro momento, a coleta seletiva iniciaria com recolhimento semanal, de forma pequena e em bairros contemplados pela coleta convencional, com lixeiras. Haverá um cronograma de bairros e horários, e recolherá os resíduos de porta em porta. Os bairros centrais, atendidos pela coleta conteinerizada, ficariam de fora, pela densidade e disposição dos contêineres, e receberão ecopontos. 

Ainda conforme o que foi anunciado pela prefeitura durante seminário em outubro, o contrato deve prever ações de conscientização nas escolas e instituições, com palestras sobre reciclagem e separação do lixo, para melhor execução e preparação da população. 

Formação de professores em estruturação

Para o próximo ano, o Grupo de Trabalho (GT) de Educação Ambiental, ligado ao Comitê pelo Meio Ambiente, planeja o lançamento de um programa de formação sobre educação ambiental nas escolas. Inicialmente, o treinamento será voltado aos professores da Educação Infantil, com possibilidade de evoluir aos alunos e à comunidade.

A ideia é criar, a partir da educação, uma cultura de conscientização ambiental na cidade. Devem ser trabalhadas questões como consumo consciente, produção de resíduos nas instituições e leis de preservação das áreas verdes e de proteção ambiental. 

A formação também deve focar em características naturais da cidade de Santa Maria, como os morros, as nascentes e os rios que constroem a paisagem, ensinando aos alunos como cuidar da natureza. Com a formação dos professores, o conhecimento deverá ser aplicado em sala de aula, com linguagem e didática adaptada conforme o ano de ensino, para que fomente nos alunos o sentimento de pertencimento e cuidado pela cidade.

O projeto está em fase de estruturação, e não tem prazo para ser implementado no calendário das escolas. O GT é liderado pela professora Joele Schmitt Baumart, coordenadora dos Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e fazem parte professores e representantes das instituições de ensino públicas e privadas da cidade, entre escolas e universidades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo atacado vai inaugurar na quinta em Santa Maria, com mais de 100 empregos Anterior

Novo atacado vai inaugurar na quinta em Santa Maria, com mais de 100 empregos

Posto de saúde no Bairro Juscelino Kubitschek é fechado para vistoria em Santa Maria Próximo

Posto de saúde no Bairro Juscelino Kubitschek é fechado para vistoria em Santa Maria

Geral