Junção e prosa

Chá de bebê, aniversário e até festa de carnaval: passageiros "do fundão" celebram a amizade em linha de ônibus de Santa Maria

Chá de bebê, aniversário e até festa de carnaval: passageiros

Foto: Arquivo pessoal

Imagine você, em um dia normal, subir no ônibus para trabalhar, bem cedo da manhã e se deparar com um chá de bebê acontecendo ao fundo, em um clima muito descontraído? Foi isso que aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), na linha Boca do Monte-Santa Maria. E esta é apenas uma das muitas comemorações feitas pela "turma do fundão".


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A festa do dia foi o chá de bebê da jovem Alice Saccol, de 20 anos, que está com sete meses de gestação, a espera de um menino. O fundo do ônibus estava decorado com balões na cor azul, bolo, uma térmica de chá e presentes. A futura mamãe, que pega essa linha para estudar no centro da cidade, tinha todas as atenções para si. 


— Tenho somente a agradecer pela parceria, pela comilança, pelos presentes e pelas risadas. Pois não há preço que pague momentos de alegria e comemoração como esse e tão importante para mim e para o meu baby. Me sinto muito grata, amada, feliz e acolhida por pessoas com essa energia radiante. E não só hoje como todos os dias, elas estão sempre trazendo alto astral para animar o povo dentro do ônibus — conta a gestante.


Foto: Arquivo pessoal


O ônibus, da Expresso Medianeira, sai diariamente às 6h50min do distrito de Boca do Monte e leva, em sua maioria, mulheres que trabalham ou estudam em diversos pontos do centro de Santa Maria. Em um trajeto longo, as passageiras, que sentam diariamente lado a lado, criaram laços de amizade e formaram um grupo, há cerca de dois anos, que transformou os 40 minutos de viagem em um momento de descontração.


Sempre juntas e nos últimos bancos do ônibus, elas se intitulam como “Turma do fundão”, sendo que  até o grupo do WhatsApp criado leva esse nome. Nele, elas conversam, contam do dia a dia e, é claro, planejam as próximas comemorações. Rosemere Zeppenfeld Savian, de 44 anos, relata que o objetivo é um só: tornar a manhã de cada uma mais leve.


— Somos todas mulheres e todos os dias, no mesmo horário, pegamos o ônibus para ir trabalhar. O dia a dia do trabalho já é tão difícil, decidimos tornar esse momento feliz e com muitas gargalhadas para começar o dia em alto astral — conta.


As idades são bem variadas, indo de jovens estudantes até trabalhadoras mais velhas. São entre 10 e 12 integrantes, número que, de acordo com Rosemere, não pode ser calculado de forma exata:


— Além de mim, tem a Liane, Carine, Leila, Janete, Lucia, Vera, Alice, Fátima, Rafaela, Yasmin, a Ana Paula e o cobrador Eder, que é o único homem. Não dá para estipular um número certo de componentes, fomos ganhando mais adeptos que sentam no fundão para dar risada também. 



Mas também tem gente que não gosta muito dessa animação logo pela manhã.


— Algumas pessoas não gostam muito não. Mas o mau humor é delas, né? Não estamos fazendo mal para ninguém — afirma a passageira Ana Paula Matos, de 48 anos.


As comemorações começaram com um simples amigo secreto entre elas, que gostaram de celebrar e foram criando outras comemorações. Agora, elas possuem um calendário de eventos que é bem variado


No Carnaval, por exemplo, nomearam o cobrador da linha, Eder, como o “Rei Momo do Fundão”, enquanto uma das passageiras foi a rainha. Além disso, amigos secretos de Páscoa, Dia das Mães e outras celebrações são frequentes na linha.


Foto: Arquivo pessoal


Na semana passada, o grupo organizou a festa de aniversário do cobrador e decorou o ônibus com balões azuis, enquanto o cardápio foi completo por bolo, chá e teve até presente. Ele mesmo afirma que não sabia da festinha:


– Foi uma festa surpresa para mim, não estava esperando. É muito divertido, as meninas são bacanas. É legal a iniciativa delas, né? 


A decoração de aniversário chamou a atenção até de quem estava do lado de fora. Rosemere afirma que, neste dia, um caminhão da Coca-Cola, que se deslocava atrás do ônibus, tentou se aproximar ao ver a comemoração.


Foto: Arquivo pessoal


– Ao ver os balões azuis, eles perceberam que era uma festa e isso despertou a curiosidade deles. Eles tentaram chegar mais perto, filmaram e pediram até bolo – relembra.



E como será que a empresa vê tudo isso? O gerente de tráfego da Expresso Medianeira, João Vicente, afirma que "está ciente disso e que até recebeu as fotos do chá de bebê":


– É um grupo que se reúne faz tempo, são as mesmas pessoas que desenvolveram uma relação de amizade. Desde que isso não atrapalhe o trabalho do cobrador e do motorista, está tudo certo da nossa parte.


Foto: Arquivo pessoal


Depois do chá de bebê, o próximo evento do "Turma do fundão" já tem data para acontecer: o aniversário de uma das passageiras, na próxima quarta-feira (12). Isso isso significa que o trajeto será repleto de muito chá e prosa, típico desse grupo que decidiu tornar o dia mais leve em meio às dificuldades da vida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maior evento de economia solidária da América Latina, Feicoop começa nesta sexta-feira em Santa Maria Anterior

Maior evento de economia solidária da América Latina, Feicoop começa nesta sexta-feira em Santa Maria

Novo ciclone extratropical deixa o RS em alerta para chuvas intensas; Região Central requer atenção nos próximos dias Próximo

Novo ciclone extratropical deixa o RS em alerta para chuvas intensas; Região Central requer atenção nos próximos dias

Geral