Mascote da escola

Conheça Lola, a vira-lata caramelo adotada pela comunidade da Emei Circe Terezinha da Rocha

Conheça Lola, a vira-lata caramelo adotada pela comunidade da Emei Circe Terezinha da Rocha

Fotos: Emei Circe Terezinha da Rocha/ Divulgação

Era março de 2022, ainda nos primeiros dias das obras da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Circe Terezinha da Rocha, quando uma vira-lata caramelo chegou no terreno localizado no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Ao aparecer todos os dias no canteiro de obras, logo ganhou afeto e, também, comida daqueles que trabalhavam na construção da escola. A cachorra, que antes era visita, passou a acompanhar cada avanço da obra, como quem fiscaliza uma reforma em casa, no espaço que agora já era seu.


Na festa da entrega oficial da Emei Circe Terezinha da Rocha à comunidade, lá estava ela, com seu vestido florido cor de rosa e estrelas azuis aplicadas na cabeça. Vestida como a ocasião pedia, a vira-lata, que agora se chama Lola, dormia durante a solenidade que reuniu autoridades e a comunidade escolar.


Foto: Nathália Schneider (Diário)

Segundo Fernando Ferrão, diretor da Emei, Lola mora na escola e é cuidada por toda a comunidade. Após a inauguração da instituição, professores se organizam para realizar a castração e fazer as vacinas da mascote, além, claro, da contribuição para a compra de ração.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Ferrão destaca que todos os cuidados com a saúde de Lola são tomados, assim como quanto ao seu convívio com as crianças. Para ele, o projeto de adoção estimula o cuidado das crianças como seus próprios animais de estimação. 


— Cuidar da Lola também é cuidar do seu animal em casa, justamente num contexto em que há tantos animais de rua aqui na comunidade. Então, já trabalhar com os alunos, desde pequenos, esses sentimentos de pertencimento, cuidado, amor e responsabilidade, tudo isso parte da presença da Lola aqui na escola — explica.


Leia mais:


Mas não se engane ao pensar que a Lola não colabora com a rotina da instituição. Além de acompanhar as atividades escolares durante o dia, ela faz a ronda na escola no turno da noite


— Os vigilantes nos relataram que ela também auxilia na segurança. Como temos um pátio grande, ela faz alarme a qualquer movimento estranho. A Lola também colabora no cuidado e na segurança do espaço escolar — revela o diretor.



Emei Circe Terezinha da Rocha

A Emei Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, teve a obra concluída no início de março de 2023. Após a espera de uma década, a comunidade pôde comemorar, no final do mesmo mês, o início das atividades escolares.  A escola é a primeira das 10 escolas prometidas pelo programa ProInfância a ser entregue e estar em funcionamento na cidade. A próxima, a Emei Gianna Grassi Didonet, na Santa Marta, está prevista para ser inaugurada no segundo semestre deste ano.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quarta-feira será de queda nas temperaturas e retorno da chuva; confira a previsão do tempo Anterior

Quarta-feira será de queda nas temperaturas e retorno da chuva; confira a previsão do tempo

Confira em quais ruas e avenidas de Santa Maria vão ocorrer os mutirões de limpeza de fios em desuso Próximo

Confira em quais ruas e avenidas de Santa Maria vão ocorrer os mutirões de limpeza de fios em desuso

Geral