Transporte Público

Cerca de 200 pessoas burlaram a biometria facial em Santa Maria

Tiago Guedes

"A Associação dos Transportadores Urbanos  (ATU) de Santa Maria começou a notificar os passageiros com direito a meia passagem ou gratuidade que emprestaram a carteira para quem não tem direito ao benefício. A primeira fiscalização flagrou 200 pessoas pelo sistema de biometria facial. O sistema de reconhecimento facial entrou em funcionamento no início do mês. A câmera instalada na catraca comparou a foto de jovem, loira, com o dono do cartão, um estudante, para pagar meia passagem. Houve, também, flagrante de passageira usando a carteira de um idoso, para viajar de graça.

Leia outras notícias de Geral de Polícia

O primeiro lote de notificações é resultado da fiscalização feita de 6 a 17 de março. As pessoas vão ser notificadas por telefone, e-mail ou carta de que vão ter a carteira suspensa por 30 dias. Se flagrado pela segunda vez, o dono da carteirinha ganha suspensão de 90 dias e vai ter que pagar 10 passagens, o equivalente a R$ 29, para refazer o documento. Na terceira vez, a suspensão sobe para um ano e meio. Na quarta, a carteira é cancelada definitivamente.

Biometria facial em ônibus de Santa Maria flagra primeiras fraudes

– Assim, a gente espera frear o aumento da gratuidade que já chega a 30% no sistema e não aumentar o preço da passagem – explica o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini.

Dos cerca de 50 mil usuários dos cartões de benefícios do transporte público de Santa Maria, 30 mil são estudantes, que pagam meia passagem,  17 mil são idosos e 2,4 mil são portadores de necessidades especiais, que não pagam. Os benefícios impactam no preço da passagem. Por isso, a punição é bem aceita pela maioria dos usuários.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Creche Estação dos Ventos é o porto seguro para as crianças do bairro João Goulart

Próximo

Husm reduz entrega de medicamentos

Geral