segurança

Cerca de 190 kg de fios inutilizados são retirados da Rua do Acampamento; mutirões de limpeza vão seguir até dezembro

Cerca de 190 kg de fios inutilizados são retirados da Rua do Acampamento; mutirões de limpeza vão seguir até dezembro

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Após mais de um ano sem a manutenção dos fios instalados em postes da cidade, os mutirões de limpeza e realinhamento dos cabos foram retomados nesta terça-feira (11) em Santa Maria. Foram retirados aproximadamente 190kg de fios. O trabalho, que ocorreu das 8h às 17h, começou na Rua do Acampamento e foi até esquina com a Rua Pinheiro Machado. Nesta quarta-feira a equipe deve seguir deste ponto, se não chover. Até dezembro deste ano, vão ser realizadas 12 ações em algumas das principais vias da cidade. 

– O principal motivo que nos levou a fazer os mutirões, ainda em 2022, foi, justamente, a segurança. Lógico que, como consequência positiva, a questão da poluição visual acaba também sendo trabalhada ao se tirar o emaranhado de fios, mas a nossa preocupação sempre foi com a segurança. O objetivo disso e de todo esse envolvimento do Ministério Público, da RGE, da prefeitura e das empresas de telecomunicações é que possamos trazer tranquilidade para a população – afirma o vice-prefeito, Rodrigo Décimo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A organização desta iniciativa é resultado de um acordo firmado entre prefeitura, RGE e empresas de telecomunicações. A decisão foi estabelecida em audiência pública entre os envolvidos, que ocorreu no início de junho como uma das etapas de um inquérito civil em andamento no Ministério Público.

Na oportunidade, todos comprometeram-se em realizar os mutirões quinzenalmente e o MP fixou multa no valor de R$ 15 mil por dia para aqueles que não comparecerem nas ações. Dentre as 25 empresas de telefonia e internet que possuem contrato com a RGE, apenas 12 haviam comparecido no mutirão até as 10h desta terça-feira. Ao longo do dia, mais 8 aderiram à ação, totalizando 20 empresas que participaram da retirada e realinhamento dos fios na Rua do Acampamento.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

falta de manutenção dos fios em desuso em Santa Maria começou a ser investigada pelo Ministério Público em maio de 2021. Além da poluição visual, outro problema causado pelos fios, que teve influência na abertura do inquérito, é a insegurança para motoristas e pedestres. Entre julho de 2022 e junho deste ano, mais de 200 incidentes de trânsito foram causados por cabos em Santa Maria.

No início de 2022, a prefeitura já havia organizado dois mutirões para a retirada dos fios das avenidas Rio Branco e Fernando Ferrari. Desde então, a manutenção não foi mais realizada. Agora, com o acordo firmado no início de junho, a expectativa é que as ações ocorram de forma permanente no município.

– Queremos deixar a cidade mais segura porque fios caídos e mal alinhados podem causar acidentes e risco para as pessoas, além da questão da poluição visual da cidade que é muito ruim. Até o final do ano já temos os mutirões estabelecidos e queremos seguir também no ano seguinte. Nesse primeiro momento, as vias escolhidas foram as com maior número de fios, por isso, estamos aqui na Rua do Acampamento e seguiremos com outras ações nas ruas com maior fluxo e maior número de cabos. A intenção é atingir toda a cidade de Santa Maria – relata o procurador-geral do município, Guilherme Cortez.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Quem passou pela Rua do Acampamento nesta terça-feira (11) avaliou que o mutirão é necessário e urgente em função do atual estado dos cabos em Santa Maria. O aposentado João Luiz Prestes, 76 anos, por exemplo, entende que a iniciativa é positiva, mas que é preciso se pensar também em ações a longo prazo que garantam mais segurança e menos poluição visual:

– Eu acho que deveria ser rede subterrânea, porque não tem perigo de roubos de fios e fica mais seguro. Com os vendavais que estão acontecendo ultimamente é muito perigoso esse emaranhado de fios. Outra coisa são as árvores grandes que estão próximas de fios de alta tensão. Temos que procurar melhorar isso porque a prevenção sempre é melhor – comenta Prestes.

A logística dos mutirões

No mutirão, os representantes de cada empresa de telecomunicações ficam encarregados de retirar e realinhar os cabos nos postes. Para isso, é feita sinalização do local com cones e, em alguns trechos, o trânsito tem desvio. Na Rua do Acampamento isso ocorreu na faixa do transporte coletivo (à direita da via).

– Vamos trabalhar com escadas nas calçadas para fazer a limpeza dos fios que são de tecnologias anteriores, como os de base metálica, principalmente, daqueles que ficam nas linhas abaixo e que ficam mais visíveis para a população. A cada trecho que vamos trabalhando, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) nos acompanha para fazer desvio de trânsito no trecho – explica Tiago Martini Sanchotene, secretário de Inovação e Tecnologia da Informação.

Além dessa pasta e da CTMU, outras secretarias municipais também estão mobilizadas nos mutirões, como Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, além da Guarda Municipal.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A RGE também acompanha o trabalho das empresas de telefonia e internet em período integral para sanar dúvidas e evitar exposição de risco aos trabalhadores e à população.

– A RGE vai estar presente nos mutirões em tempo integral com um técnico para dar apoio e à disposição para qualquer dúvida. Também temos uma equipe de atendimento emergencial de rede para apoiar caso se identifique alguma situação de risco. Esse trabalho tem que ser seguro porque a realização de tudo isso tem como objetivo, não só deixar a cidade mais bonita, mas também levar segurança para a população. Com cada um assumindo sua responsabilidade e cuidando do seu equipamento que está nos postes vamos ter sucesso – projeta Mari Lucia Santos, consultora de negócios da RGE.

Confira o cronograma dos mutirões

11 e 12 de julho

  • Rua do Acampamento (em toda a sua extensão)

25 e 26 de julho

  • Rua Doutor Bozano (entre Floriano Peixoto e Avenida Borges de Medeiros)

8 de agosto

  • Rua dos Andradas (entre Rua André Marques até a Rua Barão do Triunfo)

22 de agosto

  • Rua dos Andradas (entre Rua Barão do Triunfo até a Rua Caldas Jr)

05 de setembro

  • Rua Venâncio Aires (entre Avenida Dom Ivo Lorscheiter até a Avenida Borges de Medeiros)

19 de setembro

  • Rua Venâncio Aires (entre Avenida Borges de Medeiros até Rua Serafim Valandro)

17 de outubro

  • Rua Venâncio Aires (entre Serafim Valandro até Benjamin Constant)

31 de outubro

  • Avenida Dois de Novembro (em toda a sua extensão)

07 de novembro

  • Avenida Presidente Vargas (entre Floriano Peixoto até a Rua Visconde de Pelotas)

21 de novembro

  • Avenida Presidente Vargas (entre Visconde de Pelotas até Walter Jobim)

05 de dezembro

  • Avenida Walter Jobim (centro-bairro)

19 de dezembro

  • Avenida Walter Jobim (bairro-centro)
Foto: Nathália Schneider (Diário)

Tema também é discutido na Câmara de Vereadores

Na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Complementar nº 1.005, de dezembro de 2022, de autoria do vereador Tubias Callil (MDB), prevê que a empresa concessionária de energia elétrica tem obrigação de realinhar os fios e retirar aqueles inutilizados dos postes e, ainda, notificar as demais empresas, que também têm cabos compartilhados nas ruas da cidade, para que façam a manutenção e remoção.

O Projeto de Lei Complementar já passou e foi aprovado pela procuradoria jurídica e pela Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar (CCJ). Agora, está em análise pela Comissão Especial. No dia 27 de junho, uma audiência pública debateu o tema na Casa Legislativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre o empresário Nelson Maffini, um dos proprietários da empresa de transportes Rizzatti Anterior

Morre o empresário Nelson Maffini, um dos proprietários da empresa de transportes Rizzatti

Deputados aprovam proposta que dificulta alterações na letra do hino do Rio Grande do Sul; entenda Próximo

Deputados aprovam proposta que dificulta alterações na letra do hino do Rio Grande do Sul; entenda

Geral