A terceira noite de carnaval em São João do Polêsine foi de alegria e reencontro. Afastados desde 2012, cerca de 20 cidades, incluindo as da Quarta Colônia, puderam mais uma vez reunir seus blocos e desfilar com seus estandartes pelos salões da Sociedade Agrícola Cultural e Esportiva (Sace) Polesinense.
A tradicional folia da Quarta Colônia, reuniu antigos carnavalescos da região e recebeu caras novas e cheias de energia, como a jovem Leonara Casarin, 19 anos.
_ Este é meu primeiro ano de carnaval aqui e sempre ouvia falar que esta era a melhor das noites, mas não imaginava que seria tão boa. É muito bom, em cada canto encontro amigos de diferentes cidades, conta Leonara.
De acordo com o presidente da Associação Vale do Jacuí Centro de Entidades Sociais (Avajaces), Arnildo Beno Wendling, 66 anos, o objetivo do carnaval na região, é distribuir as festas cada noite em uma cidade para manter o clima de integração.
Wendling também se orgulha em saber que as boas referências da festa passam de geração para geração. Ele diz presenciar a participação de blocos que resistem ao tempo e já somam mais de 40 anos de folia na Quarta Colônia. A Avajaces é responsável pela organização da festa desde 1999.
_ Trabalhamos com base em três pilares: na organização, segurança e preço acessível. Tudo para que nosso carnaval possa ser lembrado pelo clima familiar e receptivo, o qual é capaz de distribuir alegria para várias cidades, diz Wendling.
E o trabalho dos organizadores têm dado certo. O advogado Felipe de Gregori, 28 anos, pula carnaval há mais de 10 anos na Quarta Colônia e mesmo com a namorada de Santa Maria, não abandonou a clássica noite de folia em São João do Polêsine. Ela, parece ter se convencido:
_ Vim conhecer o clube e constatei que ele tinha razão. O carnaval daqui é muito mais divertido, relata a advogada Patricia Lima Silveira, 23 anos, namorada de Felipe.
Apesar da diretoria do clube admitir que esperava um número maior de visitantes, pelo menos 4 mil pessoas fizeram a festa na Sace Polesinense na noite de domingo.
Na segunda-feira o carnaval da Quarta Colônia continua. A festa vai rolar em Ivorá, no o ginásio de esportes.
Na próxima sexta-feira é a vez do pré-enterro dos ossos no Clube Centenário, em Agudo. No sábado, o carnaval 2014 se despede, e faz o enterro dos ossos no Esporte Clube Cruzeiro, em Faxinal do Soturno.