Eduardo Ramos
?????????
Foto: Eduardo Ramos. O Centro Social Marista Santa Marta, foi fundado, em 20 de outubro de 2001. Acolhe 120 crianças e adolescentes e, aproximadamente, 80 famílias.
Na região oeste de Santa Maria, está localizado o Centro Social Marista Santa Marta. A entidade é uma das beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Santa Maria. A segunda edição da campanha “Santa Maria Sem Fome”, uma iniciativa do Grupo Diário junto à Prefeitura de Santa Maria, que vai até 1º de novembro, tem como objetivo arrecadar doações para o Banco, que redistribui para as instituições cadastradas.
O Centro Social foi fundado, em 20 de outubro de 2001, na época junto à Escola Marista, instalada desde 1998. Surgiu da necessidade da comunidade, comenta a assistente social Camila Müller Agostta, 42 anos: – Muitos moradores precisavam de um espaço protetivo para deixar os filhos, quando saíssem para trabalhar. E foi fundado com projetos no turno inverso ao escolar, para as crianças, e cursos para as famílias da comunidade.
Segurança
Atualmente, o Centro acolhe 120 crianças e adolescentes, e aproximadamente, 80 famílias. Conforme a assistente social, a entidade atende a faixa etária de 6 a 15 anos, por meio de oficinas de teatro, dança e atividade lúdica.
Foto: Eduardo Ramos. Marcele Nascimento, educadora social de teatro.
Além de acolher às famílias da região oeste da cidade, por meio de apoio socioassistencial, encaminhamentos para ingressar no mercado de trabalho e rodas de conversas com orientações, ou demandas trazidas pelos moradores.
A cuidadora de idosos, Lucimar Martins dos Santos, 36 anos, é a mãe de uma das famílias assistidas pelo Centro. Os filhos Pedro, 15, Guilherme Samuel, 13 e Diovana Rafaela, 10, frequentam a entidade há quatro anos. – Na unidade eles têm aulas, muita aprendizagem com a troca entre professor e educando, são bem acolhidos pela equipe.
Na casa de Lucimar, moram ela e mais seis pessoas, e afirma que com a ajuda do Banco de Alimentos, a família sente-se segura, porque os filhos recebem alimentação de qualidade:– Nossa família é de outra área, da Vila Rigão e em meio a crise, ter essa segurança é como se fosse um porto seguro – relata Lucimar.
Relatório realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), aponta que a fome avança no Brasil em 2022 e atinge 33,1 milhões de pessoas. Os dados mostram que apenas 4 entre 10 famílias conseguem acesso pleno à alimentação no país. Por isso, frente a realidade do Brasil, percebe-se a urgência de campanhas e entidades, como o Centro Social, para diminuir a insegurança alimentar da população.
Fotos: Eduardo Ramos. A partir da esq: Diego Lunkes, diretor do Centro e da Escola Marista Santa Marta; Lucimar Martins dos Santos, cuidadora de idosos; Camila Müller Agostta, assistente social do Centro.
Leia também:
Começa a segunda edição do Santa Maria Sem FomeOs vazios da fome: os reflexos físicos, psicológicos e sociais da falta de comida
Parceria
O diretor do Centro e da Escola Marista Santa Marta, Diego Lunkes, 38, aponta que a parceria com o Banco de Alimentos e a campanha Santa Maria Sem Fome é fundamental, já que atendem em média, com o Centro e a Escola, 1,3 mil alunos:– Sem esse auxílio seria muito difícil beneficiar tantos alunos e as famílias da comunidade.
A assistente social Camila reforça que o Centro Social oferece almoço e lanche para os educandos. O Banco de Alimentos soma neste trabalho de favorecer e qualificar a alimentação das pessoas. Ano passado, na primeira edição da campanha, possibilitou ao Centro realizar a distribuição de cestas básicas com as doações arrecadadas.
A Campanha “Santa Maria Sem Fome” tem o patrocínio da Unicredi Ponto Capital e Fundação Eny. Apoio: Abella Advocacia
Onde Doar:
DOAÇÃO PARA O CENTRO SOCIAL MARISTA SANTA MARTA:
Para o Centro Social Marista Santa Marta você pode doar, via PIX, pela chave: 92023159003084 (CNPJ)Na sede você pode doar roupas, agasalhos e alimentos. Rua Irmão Cláudio Rohr, nº 150, Bairro Nova Santa Marta
DOAÇÃO PARA A CAMPANHA:
Você também pode fazer doações em dinheiro para o Banco de Alimentos. O valor deve ser enviado, via PIX, através da chave: 30.466.339/0001-49 (CNPJ).
GRUPO DIÁRIO:
Loja do Diário – Elegância Center Shop, Rua Dr. Bozano, nº 1.167Sede do Diário – Faixa Nova de Camobi, nº 4.975
PREFEITURA DE SANTA MARIA:
Rua Venâncio Aires, nº 2.27, Bairro Centro
LOJAS ENY:
Eny – no Royal Plaza Shopping: Avenida. Nossa Senhora das Dores, nº 305Eny Infanto, Rua Dr. Bozano, nº 1129, Bairro Centro
UNICRED PONTO CAPITAL:
Rua José Bonifácio, nº 2355, Bairro Nossa Senhora de Fátima – Térreo da Policlínica Wilson Aita
ABELLA ADVOCACIA:
Rua dos Andradas, nº 1449, Bairro Centro
MERCADO VIDEIRA:
Br 392,3333 km 451 esquina com a Rua Rondônia, Bairro Lorenzi
MERCADO OK:
Rua Duque de Caxias, nº 1905, Bairro Centro
MERCADO E PADARIA TODA HORA:
Rua Isidoro Grassi, 675-761, Bairro Nossa Senhora da Medianeira
CRISTAL SUPERMERCADO:
Avenida Borges de Medeiros, nº 245, Nossa Senhora de Fátima
MINI MERCADO QUIOSQUE:
Rua Silvino Jacob Zimmermann, nº 501, Bairro Camobi
SUPERMERCADO ROYAL:
Avenida João Machado Soares, nº 132, Bairro Camobi
MERCADO DIÁRIO:
240, RST-287, 1389, Bairro Camobi
MERCADO SCALCON
Rua Euclídes da Cunha, nº 250, Bairro Itararé
MERCADO MIX
Diácono João Luiz Pozzobon
MERCADO MARECHAL
Rua Marechal Deodoro, nº 61, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
MERCADO NOGUEIRA
Rua Venâncio Antônio Dias, nº 1445, Bairro Campestre do Menino Deus
Leia todas as notícias