Após dois anos, o Cemitério Ecumênico Municipal reabre, nesta quarta-feira, para visitas de toda a população. Desde o início da pandemia, o local funcionava apenas mediante agendamento, que era feito na sede da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, na Avenida Medianeira.
A partir de agora, não é preciso realizar o agendamento. Para visitar, basta ir até o local e apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte). Em entrevista à CDN, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, explicou as mudanças:
– A partir desta quarta-feira, a pessoa pode se direcionar ao próprio cemitério, apresentar um documento com foto para o servidor que estará na recepção e informar o motivo da visita e em qual túmulo que deseja ir. Neste mesmo momento, a pessoa vai ser autorizada para entrar.
Rosa ainda explicou que a reabertura ocorre em função, principalmente, dos investimentos feitos na segurança.
– Além da identificação na entrada, a população também vai ser acompanhada por videomonitoramento. Nós temos 50 câmeras espalhadas na estrutura interna, que são monitoradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp). Hoje, com as câmeras e a contratação de vigias 24 horas, é possível dizer que conseguimos acabar com 90% do vandalismo – relata o secretário.
O espaço passa a funcionar de segunda a sábado, pela manhã, das 7h30min às 11h, e pela tarde, das 13h30min às 17h. Nos domingos, o cemitério permanece fechado. Neste dia, apenas sepultamentos e serviços internos podem ser realizados. Já em feriados ou datas específicas, o horário será divulgado previamente.
LOGÍSTICA
A entrada de pedestres é feita pelo portão principal, entre as avenidas Liberdade e Dois de Novembro, no Bairro Patronato. Já a saída pode ser feita tanto pelo portão principal, quanto pelo portão da Avenida Dois de Novembro. O acesso de veículos de transporte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida será pela Avenida Dois de Novembro.
DIA DAS MÃES
No próximo domingo, Dia da Mães, o Ecumênico vai estar aberto, das 7h30min às 17h. A entrada funcionará de acordo com a nova logística, mediante apresentação de documento com foto.
FUNCIONAMENTO
Segunda-feira a sábado – aberto das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h
Domingo – fechado, aberto apenas para sepultamentos e serviços internos
Dia das Mães – aberto das 7h30min às 17hApresentar documento oficial de identificação com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou passaporte.