A Diocese de Santa Maria, por meio do Bispado e do novo arcebispo, Dom Leomar Brustolin, a Secretaria de Cultura de Santa Maria, a Associação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria estão se organizando para ampliar a programação da Romaria de Medianeira. Ao que tudo indica, a programação deve ocorrer em dois dias, sábado e domingo, já a partir deste ano. O objetivo é aproveitar o turismo religioso e a tradição da Romaria de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, considerada a segunda maior do Brasil, para atrair os turistas ao Coração do Rio Grande ao longo do fim de semana e não apenas no domingo.
Para tanto, uma programação especial deve ser organizada, incluindo um grande show no sábado. No último fim de semana, durante o Circuito Cultural nos Museus, ouvi a secretária de Cultura, Rose Carneiro, e o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa Filho, comentando sobre a possibilidade de um grande projeto para movimentar o sábado que antecede a Romaria mas, como não havia nada concreto, fiquei à espera de novidades.
Leia também
Em agosto, Santa Maria terá primeira edição da Romaria dos CiclistasOrdenado bispo na Basílica da Medianeira, Monsenhor Bertilo João Morsch passa a fazer parte da Arquidiocese de Porto AlegreVÍDEO: Encenação da Via Sacra na Basílica da Medianeira reúne dezenas de fiéis
Eis que, durante participação no programa Sala de Debates desta quarta-feira à noite, o vereador Danclar Rossato adiantou a informação ao vivo, e afirmou que, já neste ano, a atividade religiosa terá dois dias. Além disso, ele revelou a existência de um projeto de revitalização do Parque da Medianeira.
– Estou acompanhando o projeto. Hoje, o parque da Medianeira é um local morto. Sem vida. Existe um projeto de revitalização no Parque para que haja dois dias de atividades e para que os turistas não venham só no domingo de Romaria. O objetivo é que o público ocupe aquele espaço de lazer e de turismo religioso já para esse ano. Um arquiteto de Caxias e um do Vaticano estão à frente do projeto de revitalização. Isso vai alavancar um potencial grande de turismo que esperamos que traga benefícios para Santa Maria – disse o vereador no programa comandado pelo jornalista Rogério Kerber.
Diante da afirmação do vereador, a secretária de Cultura, Rose Carneiro e o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, também confirmaram as tratativas e o que há de fato
–Diocese, Secretaria de Cultura, Associação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Pró-reitoria de Extensão da UFSM estão se organizando para ampliar a programação da Romaria e propondo um concerto temático. Por enquanto, pode-se dizer isso. As tratativas não estão finalizadas. Ainda há uma caminhada a ser feita. Mas todos índices estão se organizando para isso – confirma Flavi, endossado por Rose.
Ao longo desta quinta-feira, o Diário vai ouvir o Bispado e a Diocese para saber outros detalhes a respeito da mudança e do projeto de revitalização do Parque da Medianeira.