Para tentar impedir os crimes na zona rural de São Gabriel, principalmente o roubo de gado, a Câmara de Vereadores lançou a Frente Parlamentar de Combate a Crimes Agropecuários no município. Entre as ações a serem desenvolvidas estão propostas e medidas contra o principal crime registrado no interior, o abigeato. O roubo de gado é responsável por 70% das ocorrências policiais no interior do município.

A frente também irá propor medidas de repressão e combate a outros tipos de crimes, como o furto de defensivos agrícolas e de sementes e maquinários. Com a iniciativa, os vereadores irão proporcionar a integração de entidades do setor.
– Pretendemos apoiar o governo do Estado para a criação da delegacia especializada em crimes rurais e trabalhar em parceria com a frente parlamentar, que foi criada na Assembleia Legislativa do Estado – afirma o vereador Márllon Maciel (PP), proponente da matéria.
Cruz Alta volta a usar radar para fiscalizar a velocidade nas ruas da cidade
A Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários do Rio Grande do Sul foi formada no último dia 26, na Assembleia, durante o primeiro dia da Expointer, em Esteio. Uma das metas da iniciativa dos deputados é a criação da Delegacia Especializada em Crimes Agropecuários. A proposta já foi apresentada ao secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Somente este ano, cerca de 4 mil animais foram roubados de propriedades rurais do Estado.
Rosário do Sul poderá receber parque eólico bilionário
Além de Maciel, a frente parlamentar de São Gabriel será composta pelos vereadores Carlos Alberto Lanes (PR), Éder Barboza (PT), Valdomiro Lima (PSDB) e Evaristo de Oliveira (PSD).
* Com informações da Câmara de Vereadores de São Gabriel