polêmica

Brigada Militar vai pedir anulação de questões do concurso

A prova do concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que ocorreu neste domingo, está causando muita polêmica. Algumas questões foram consideradas de cunho político, ideológico e favoráveis a atual gestão do governo. Em entrevista, na manhã desta segunda-feira, ao programa Gaúcha Atualidade, da rádio Gaúcha, o comandante-geral da Brigada Militar, Andreis Dal'Lago, disse estar surpreso com o conteúdo da prova e afirmou que a instituição vai pedir a anulação de 3 a 5 questões do concurso. As questões teriam violado o princípio da impessoalidade.

Prefeitura abrirá concurso com 65 vagas

Nesta manhã, no site da Brigada Militar, foi publicada uma nota oficial dizendo que o órgão vai determinar a avaliação jurídica das questões.
"A Brigada Militar, em observância ao princípio da imparcialidade, mantém-se apartada dessa fase do concurso. O Comando da corporação determinou avaliação jurídica quanto à viabilidade da anulação de questões que, de alguma forma, tenham violado o princípio da impessoalidade", diz o final da nota

8 concursos estão com inscrições abertas no Estado

A questão de número 44 foi uma das que causaram espanto: a pergunta era "Em julho de 2017, o Governo do Estado anunciou a abertura de 6.100 novas vagas para reforçar a segurança no RS, distribuídas entre a Brigada Militar, Corpo de Bombeiro e Polícia Civil. Quem era o secretário à frente da Secretaria de Segurança Pública (SSP) quando essa medida para reduzir o déficit de pessoal nos órgãos pertencentes à segurança pública foi instituída no Estado do RS?" A resposta considerada correta pela banca seria Cezar Schirmer, atual titular da pasta e ex-prefeito de Santa Maria. 

O programa Gaúcha Atualizada também ouviu o presidente da Fundatec, banca responsável pela elaboração da prova. Carlos Henrique da Cunha Costa disse que "a banca vai acatar os recursos":

- Temos 45 anos de história e somos uma das maiores bancas do país. Houve polêmica, sim. E não estou omisso nesta parte - afirmou.

O professor e diretor da Fóton + Concursos, Patrick Meneghetti, conta que são as questões de conhecimentos gerais que causaram polêmica, especialmente a 43 e 44 (veja abaixo). 
- Porém, pior que a questão 44, foi a questão 43, a qual, tratando sobre a morte da representante comercial Cristiane Fonseca, afirmava que esse fato gerou uma revolução na área da Segurança no RS. A escolha da palavra "revolução" foi extremamente tendenciosa, tendo em vista que o estado não fez mais do que a sua obrigação, ou seja, oferecer políticas públicas de segurança de qualidade - comenta. 


AS QUESTÕES 

Questão 43. A morte da representante comercial Cristine Fonseca Fagundes, em 25 de agosto de 2016, gerou uma revolução na área de Segurança no RS. Ela foi morta durante um assalto, em frente a uma escola, na Zona Norte de Porto Alegre. Sobre esse fato, analise as seguintes assertivas:

I. No mesmo dia, o Giverno anunciou a criação do Comitê de Gestão da Segurança Pública, que teve o vice-governador José Paulo Cairoli como coordenador

II. Horas após o latrocínio, o então secretário de Segurança do RS, Wantuir Jacini, pediu demissão, tendo o vice-governador assumido como secretário até a posse de um sucessor

III. O governador do Estado, José Ivo Sartori, foi a Brasília pedir a intervenção do Exército Brasileiro, para garantir a ordem e a segurança em todo o território gaúcho.

Quais estão corretas?

a) Apenas I

b) Apenas III

c) Apenas I e II

d) Apenas II e III

e) I, II e III

Questão 44. Em julho de 2017, o Governo do Estado anunciou a abertura de 6.100 novas vagas para reforçar a segurança no RS, distribuídas entre a Brigada Militar, Corpo de Bombeiro e Polícia Civil. Quem era o secretário à frente da Secretaria de SEgurança Pública (SSP) quando essa medida para reduzir o déficit de pessoal nos órgãos pertencentes à segurança pública foi instituída no Estado do RS?

a) Airton Michels

b) Wantuir Jacini

c) José Paulo Cairoli

d) José Ivo Sartori

e) Cezar Schirmer


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

9 linhas de ônibus terão horários extras durante funcionamento estendido do comércio Anterior

9 linhas de ônibus terão horários extras durante funcionamento estendido do comércio

181 vagas de empregos e estágios para segunda-feira Próximo

181 vagas de empregos e estágios para segunda-feira

Geral