Brigada lança operação para conter a alta dos assassinatos em Santa Maria

Diário

Brigada lança operação para conter a alta dos assassinatos em Santa Maria

Fotos: Brigada Militar (Divulgação)No primeiro dia, 45 pessoas foram identificadas, 23 veículos fiscalizados e um suspeito preso por posse de munição

A Brigada Militar lançou nesta sexta-feira uma nova operação para combater a violência em Santa Maria. O objetivo é a prisão de foragidos, a apreensão de armas, drogas e munições, de modo a evitar os crimes violentos, além da prevenção criminal de modo geral.

A Operação Santa Maria Segura é uma resposta à crescente onda de assassinatos no município. Nos primeiros quatro meses de 2022, o número de homicídios já chega a 26, um aumento de 62% em relação a igual período do ano passado, quando 16 pessoas foram assassinadas. Houve, ainda, dezenas de tentativas de homicídios nesse período. Segundo a Polícia Civil, a maioria dos crimes está ligada às brigas entre facções criminosas envolvendo a disputa pelo tráfico de drogas.

O cenário em Santa Maria é semelhante ao verificado em outros municípios gaúchos, onde a atuação de facções tem levado medo à população. Em Rio Grande, no sul do Estado, operações policiais buscam desarticular os grupos fortemente armados que já causaram a morte de 41 pessoas neste ano.

Comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, repassou orientação aos policiais antes do início das ações nas ruas/

HELICÓPTERO

De acordo com a Brigada Militar, a presença de policiais nas ruas, que já é uma atividade priorizada pela corporação, intensificou-se nesta sexta com o apoio do Batalhão de Aviação. O helicóptero da BM está em Santa Maria para o patrulhamento aéreo. O 2º Batalhão de Polícia de Choque também participa das ações.

Na manhã desta sexta, após orientações dadas pelo comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, os policiais realizaram ações ostensivas e preventivas que resultaram na identificação de 45 pessoas, na fiscalização de 23 veículos e na prisão de uma pessoa por posse ilegal de munição.

O balanço do primeiro final de semana da operação será divulgado na próxima segunda-feira.

OUTRAS OPERAÇÕES

Uma primeira operação especial de combate à criminalidade foi deflagrada pela BM em janeiro deste ano. Em setembro de 2021, foi realizada a primeira operação do gênero. Nas duas oportunidades, o helicóptero da Brigada foi utilizado para o policiamento aéreo do município. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carro cai no Arroio Cadena ao despencar de ponte na Vila Renascença Anterior

Carro cai no Arroio Cadena ao despencar de ponte na Vila Renascença

Inep divulga editais para realização do Enem 2022 Próximo

Inep divulga editais para realização do Enem 2022

Geral